Sistemas erp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
No final da década de 50, quando os conceitos modernos de controlo tecnológico e gestão organizacional tiveram o seu início, a tecnologia vigente era baseada nos gigantescos mainframes que utilizavamos primeiros sistemas de controlo de stocks – actividade pioneira resultante da interacção entre gestão e tecnologia. A automatização era cara, lenta – embora demorasse menos tempo que os processosmanuais – e para poucos.
No início da década de 70, a expansão económica e a maior disseminação dos computadores trouxe os MRPs (Material Resource Planning), antecessores dos sistemas ERP. Elessurgiram já na forma de conjuntos de sistemas, também chamados de pacotes, que comunicavam entre si e que possibilitavam o planeamento e a administração das mais diversas etapas dos processos produtivos.Seguindo a linha evolutiva, a década de 80 marcou o início das redes de computadores ligadas a servidores – mais baratos e fáceis de usar que os mainframes – e a revolução nas actividades de gestão daprodução e da logística. O MRP transformou-se em MRP II (Manufacturing Resource Planning ou planeamento dos recursos de produção).
Nestes sistemas foram agregadas funções de programação da produção,cálculo de necessidades de capacidade, controlo de compras, planeamento operacional e planeamento das vendas. Desta forma, os sistemas MRP deixaram de abordar apenas as necessidades de informaçãorelacionadas com o cálculo da necessidade de materiais, para incluir também as necessidades de informação para a tomada de decisão de gestão sobre outros recursos de produção (mão-de-obra e maquinaria). OMRP passou, então, a receber a designação: MRP II.
Na prática, o MPR II, já poderia ser chamado de ERP pela abrangência de controlos e gestão. Porém, não se sabe ao certo quando é que o conjunto desistemas ganhou essa denominação. Uma data importante foi 1972, ano no qual surgiu a empresa alemã – um símbolo do sector – SAP (Systemanalyse und Programmentwicklung). Com o lançamento do software...
tracking img