Sistemas eleitorais - nicolau, jairo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“O sistema eleitoral é o conjunto de regras que define como em uma determinada eleição o eleitor pode fazer suas escolhas e como os votos são contabilizados para serem transformados em mandatos (cadeiras no Legislativo ou chefia do Executivo)”.
Os países que utilizam o sistema majoritário criam seus distritos eleitorais, os que adotam o proporcional geralmente utilizam o traçado das unidadessubnacionais. Sistemas proporcionais necessariamente devem utilizar distritos plurinominais, caso adote uninominal funcionará como disputa majoritária. Magnitude é o número de cadeiras de cada distrito.
Sistema majoritário
A maioria simples
Os países que elegem seus representantes da Câmara por esse método divide o território em distritos, os partidos apresentam um candidato e os eleitores votamem um nome, aquele que tiver maior quantidade de votos é eleito. Quanto mais disperso os eleitores de um partido menor será sua quantidade de representantes, quanto maior a concentração maior a quantidade de eleitos.
Um dos principais argumentos em defesa desse sistema é o maior controle da atividade dos representantes. Na realidade esse atributo decorre da adoção de distritos uninominais, e nãoda fórmula eleitoral. No Reino Unido não é obrigatório que um cidadão se candidate por um distrito em que reside, dessa forma os partidos transformam seus redutos eleitorais em “distritos seguros” para eleger importantes dirigentes nacionais.
Há sobrerepresentação dos grandes partidos, produzindo maiorias manufaturadas, e sub-representação dos pequeno .
Fórmula majoritária para distritosplurinominais
* Bloco individual: o partido pode apresentar tantos candidatos quantas forem as cadeiras em disputa e o eleitor pode votar quantas vezes forem as cadeiras. As eleições para o Senado do Brasil, quando são renovadas 2/3 das cadeiras, utilizam esse sistema.
* Voto em bloco partidário: o partido apresenta uma lista de candidatos na quantidade de cadeiras disponíveis. O eleitor votanuma das listas, o partido mais votado ocupa todas as cadeiras. É utilizado na escolha dos delegados ao colégio eleitoral que elege o presidente dos EUA.
* Voto único não transferível: o partido pode apresentar até a mesma quantidade de candidatos que o distrito elege, o eleitor pode votar apenas em um nome, sem transferência.
Sistema de dois turnos
A principal diferença do sistema de maioriasimples é a realização de um segundo turno quando nenhum candidato obtém maioria absoluta. Geralmente é empregado nas eleições para o executivo. Vantagens defendidas por esse modelo: garantia que os candidatos serão eleitos com votações expressivas, a segunda vantagem é o favorecimentos aos partidos moderados em detrimento dos extremistas.
O voto alternativo
Garante a maioria absoluta dos votospara os candidatos sem realização de segundo turno, transferindo os votos dos menos votados para outros. No lugar de dar um único voto o eleitor enumera de acordo com a sua preferência os candidatos. Aquele que receber mais de 50% dos votos é eleito, quando isso não ocorre o candidato menos votado é eliminado e seus votos redistribuídos, esse processo é repetido até algum receber a maioria dosvotos. Esse modelo dificulta a eleição de partidos com forte rejeição. É o modelo utilizado para eleger os membros da Câmara dos Deputados da Austrália, proporciona alta representatividade, mas não elimina as distorções.
Os sistemas majoritários nas eleições presidenciais
Israel elege seu primeiro-ministro através de eleição popular. Nos EUA o presidente é eleito indiretamente pelo colégioeleitoral, na Bolívia a Câmara dos Deputados escolhe entre os dois mais votados, o restante dos países elege seus representantes pelo voto popular.
O colégio eleitoral americano é composto 538 delegados. O número de delegados de cada estado é determinado pela soma dos senadores e deputados (os maiores estados possuem maior peso na escolha do presidente). O sistema eleitoral utilizado nos estados para...
tracking img