Sistemas econômicos

Páginas: 7 (1575 palavras) Publicado: 19 de abril de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR SERVIÇO SOCIAL
MARIA ODETE BORGES LEITE

sistemas econômicos

Montes Claros
2010

MARIA ODETE BORGES LEITE

sistemas econômicos

Trabalho apresentado ao Curso Superior Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Professora: Marco Aurélio ArbexTurma: III Período
Unidade:

Montes Claros/ MG

Questão 01: Pesquisar e descrever as principais características das seguintes doutrinas /ideologias político-econômicas: Social-democracia, Terceira Via e Estado de bem-estar (ou welfare state).

Social-democracia

A social-democracia é uma ideologia que surgiu em fins do século XIX e início doséculo XX por partidários do marxismo que acreditavam que a transição para uma sociedade socialista poderia ocorrer sem revoluções, ou seja, por meio de uma evolução democrática. A ideologia social-democrata prega uma gradual reforma legislativa do sistema capitalista a fim de torná-la mais igualitária, geralmente voltada para uma sociedade socialista. Defende uma concepção com menos intervenção doEstado. Ela aceita a propriedade privada apostando numa política centrada em reformas sociais caracterizadas por uma grande preocupação com as pessoas mais carentes ou desprotegidas e uma distribuição mais eqüitativa da riqueza gerada. A social-democracia tem suas raízes na idéia de Karl Marx que seria possível, em certos países, estabelecer o comunismo ou socialismo por uma revolução pacífica edemocrática. Essa idéia também foi avançada por Friedrich Engels e principalmente por Karl Kautsky.
A Internacional Socialista, conhecida organização supranacional de matriz socialista, definiu a social-democracia como forma ideal de democracia representativa, que pode solucionar os problemas encontrados numa democracia liberal, enfatizando os seguintes princípios para construir umestado de bem estar social: a liberdade inclui não somente as liberdades individuais, entendendo-se por "liberdade" também o direito a não ser discriminado e de não ser submisso aos proprietários dos meios de produção e detentores de poder político abusivo; deve haver igualdade e justiça social, não somente perante a lei, mas também em termos econômicos e sócio-culturais, o que permite oportunidadesiguais para todos, incluindo aqueles que têm desigualdades físicas, sociais ou mentais; é fundamental que haja solidariedade e que seja desenvolvido um senso de compaixão para vítimas da injustiça e desigualdade.
Terceira Via
A Terceira Via é uma proposta alternativa ao neoliberalismo e à antiga social democracia: “Os neoliberais querem encolher o Estado; os social-democratas,historicamente, têm sido ávidos para expandi-lo. A Terceira Via afirma que é necessário reconstruí-lo”. (GIDDENS, 2001, p. 80).
Diferente da teoria neoliberal, para quem a democracia é prejudicial ao livre andamento do mercado e chega a ser chamada de totalitária (Hayek), a proposta da Terceira Via é a democratização da democracia, que pressupõe um Estado democrático que tem como principaiscaracterísticas “descentralização, dupla democratização, renovação da esfera pública-transparência, eficiência administrativa, mecanismos de democracia direta e governo como administrador de riscos” (ibid, p. 87).
Os teóricos da Terceira Via concordam com os neoliberais, que a crise está no Estado, que gastou mais do que podia em políticas sociais e provocou a crise fiscal, só que a estratégia desuperação da crise para os neoliberais é a privatização e para a Terceira Via é o Terceiro Setor. O neoliberalismo propõe o Estado mínimo e a Terceira Via propõe reformar o Estado e repassar tarefas para a sociedade civil, sem fins lucrativos. Os dois querem racionalizar recursos e diminuir os gastos do Estado com as políticas sociais e diminuir o papel das Instituições públicas, que como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema economico
  • SISTEMAS ECONOMICOS
  • sistema economico
  • Sistemas economicos
  • Sistema economico
  • sistema economico
  • Sistemas economicos
  • sistema economico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!