Sistemas econômicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Econômico

Prof. Wilson – Planejamento Financeiro e Organizacional
1º TLN – Etec Votorantim

Introdução

Sistemas Econômicos são métodos de estudos utilizados pela sociedade para definir um padrão nos meios de produção, distribuição e vendas de produtos em grande escala.
Teve início no período feudal, com os princípios do capitalismo, ainda com as produções artesanais.
Tendomaior força com a revolução industrial, quando começa a produção em massa, consequentemente o aumento do consumo e o aumento das populações nas cidades grandes.
Mais tarde pensadores e idealistas criaram o Sistema Socialista, centralizando a economia para o poder governamental.

Sistema Econômico

A definição de sistema econômico resumisse a forma política, social, e econômica pela qual asociedade esta organizada.

Os elementos básicos de um sistema econômico são:

- os estoques de recursos produtivos ou fatores de produção, que são recursos humanos, o capital, a terra as reservas naturais e tecnologia.

- o complexo de unidade de unidade de produção, que são constituídas pelas empresas.

- o conjunto de instituições políticas, jurídicas econômicas e sócias, que constituem abase da organização.

2. A Classificação do Sistema Econômico

Hoje existem três formas de Sistemas são elas Capitalista, Socialista e Mista.

No Sistema Socialista as questões fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento predominando a propriedade publica dos fatores de produção englobando os bens de capital, terra, prédios, bancos, matéria – prima etc. O sistemaSocialista tem suas doutrinas e movimentos políticos voltados para os interesses dos trabalhadores, priorizando eliminar as diferenças entre as classes sociais e planifica a econômica, para obter uma distribuição racial e justa da riqueza social.

O Sistema Capitalista é definido como um sistema baseado na propriedade privada dos meios de produção e propriedade intelectual, na obtenção de lucroatravés do risco do investimento, nas decisões quanto ao investimento de capital feitas pela iniciativa privada, e com a produção, distribuição e preços dos bens, serviços e recursos-humanos afetados pela forças da oferta e da procura.

Já o Sistema Misto é a mistura dos sistemas capitalista e socialista. No sistema Misto nem todos os meios de produção e atividades geradores de emprego estão emposse do estado. Com tudo o estado possui parte de modo a ter um controle mais rígido em relação ao capitalismo e menos autoritário em relação ao socialismo da economia.

3. EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS ECONÔMICOS

A evolução dos sistemas econômicos, nesses últimos dez mil anos, foi marcada por duas características:

Especialização: sistema de produção segundo o qual cada indivíduo seconcentra em um número limitado de atividades; e

Troca: dar uma coisa por outra, substituir uma coisa por outra, permutar.

Através da especialização e da troca, as nações puderam dispor de maior produção, e os padrões de vida foram se elevando.
Diante disso, todas as nações passaram a aumentar o grau de especializações e de trocas.
As razões pelas quais a especialização e a trocapermitem o crescimento da produção podem ser observadas pela capacidade humana de aprender durante a vida. Isto significa que o ser humano possui a capacidade de aprender a fazer coisas durante a vida.
Diante disso, a especialização torna-o mais hábil para fazer algumas poucas coisas, em vez de ser amador em várias. Uma outra razão que se justifica é pelo tempo necessário para mudar de umaatividade para outra. Segundo Hall e Liberman, “[...] quando as pessoas se especializam e, com isso, passam mais tempo realizando uma só tarefa, há menos perda de tempo decorrente da transição entre as tarefas”. Percebe-se, com isso, uma alteração nos níveis de produtividade dessa economia, levando-a a um crescimento do nível de produção.
Uma forma simples de entendermos e visualizarmos como se...
tracking img