Sistemas do corpo humano.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresento definições, planejamentos e metodologias referente à estudo teórico prático dos aspectos dos seres humanos em relação à morfologia do corpo humano, abrangendo os sistemas circulatório, linfáticos e respiratórios e seus aspectos funcionais, pertinentes ao conteúdo programático da disciplina de Anatomia.
O coração é um órgão formado por músculos seu tamanho é equivalente a umpunho, se encontra um pouco virado para o lado esquerdo. Possui quatro cavidade,: Dois ventrículo em baixo e duas aurícula em cima.as aurículas correspondem com os ventrículos através das válvulas.
O básico do sistema circulatório é levar nutrientes e oxigênio para suprir as necessidades das células, carregar resíduos do metabolismo celular para onde será feito sua eliminação. Ex. fígadose rins.
O sangue é impulsionado ate os tecidos por uma força exercida pelo coração, através de suas fibras musculares estriadas cardíacas.
O sistema circulatório e seu componente fluido, o sangue liga o meio interno do corpo ao meio externo. O sangue percorre diferentes células do tecido do corpo transportando materiais nutrientes.
A quantidade de sangue empessoas magra é de aproximadamente de 79ml por quilograma de peso. Em função da diferença da composição corporal o homem te um pouco mais de sangue 5 a 6 litros e quanto a mulher possui 4 a 5 litros.
Vários vasos sangüíneos de grande calibre entram ou saem do coração pela sua base e margem superior.
Veia cava superior e veia cava inferior: trazem o sangue venoso do corpo para o átriodireito.
Duas veias direitas pulmonares e duas esquerdas trazem sangue do pulmão para o átrio esquerdo
O sangue é levado através da Artéria aorta, do ventrículo esquerdo para o corpo.
A parede do coração é constituída por três camadas: o epicárdio, o miocárdio e o endocárdio. O coração é formado principalmente por músculo cardíaco, ancorado a um esqueleto fibroso.A bomba do lado esquerdo recebe o sangue recentemente oxigenado nos pulmões através de duas veias do pulmão direito e duas do esquerdo.
Do átrio esquerdo o sangue passa para o ventrículo esquerdo e, deste, é impulsionado para a artéria aorta e desta para todo o corpo. (circuito sistêmico).
Após deixar o coração, o sangue entra no sistema vascular que está composto denumerosos vasos sangüíneos. Os vasos transportam o sangue para todas as partes do corpo, permitem a troca de nutrientes, produtos do metabolismo, hormônios e outras substâncias.
As artérias levam o sangue para fora do coração. Sofrem grade pressões interna, equiparando aos outros vasos sanguíneos, as arterias maiores se dividem em arterias menores, estas em arteríolas, e estas emcapilares. Os capilares convergem para pequenos vasos denominados vênulas, que por sua vez confluem para formar vasos maiores denominados veias. As veias maiores retornam o sangue para o coração . Após o sangue deixar os capilares, sua pressão continua a diminuir, sendo bem menor próximo ao átrio direito do coração (veia superior e inferior).
ESTRUTURA DAS ARTERÍOLAS
Quando o diâmetro de umvaso é menor que 0,5 mm, ele é chamado de arteríola, que desempenham um papel maior na regulação do fluxo sanguíneo para os capilares.
Os capilares apresentam paredes muito finas, sendo portanto, o local no qual ocorrem trocam de materiais.
As vênulas maiores, situadas mais afastadas dos capilares são envolvidas por uma quantidade pequena de fibras musculares lisas que formam umatúnica média fina
As veias que recebem sangue das vênulas, possuem as mesmas camadas das artérias, todavia, a túnica média das veias é bem mais delgada e possui poucas fibras musculares. Algumas veias apresentam válvulas que direcionam o fluxo sangüíneo no sentido do coração. As válvulas são mais comuns nas veias dos membros inferires, onde o sangue é conduzido contra a força da...
tracking img