Sistemas ditribuidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UMC - UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES
















ALGORITMOS DE SINCRONIZAÇÃO DE RELÓGIOS

ALGORITMO DE BERKELEY

CORBA

SOA




DISCIPLINA SISTEMAS DISTRIBUÍDOS



















1. Algoritmos de Sincronização de Relógios




1.1. Definição




Relógios são importantes para o bom funcionamento de sistemascomputacionais tão quanto são para nossas vidas.

Sistemas Distribuídos não possuem um relógio global, porém em alguns sistemas é necessário um controle do tempo através dos seus nós, que é conseguido através de automação da sincronização dos relógios, utilizada para garantir que esse controle seja feito simultaneamente. Se comparado esse mesmo trabalho sendo feito por um humano, ou sejamanualmente, existiriam diferenças de, no mínimo, segundos; se comparado a execução de instruções em um processador poderia levar nanossegundos; e se comparado a transmissão de mensagens pode levar centenas de microssegundos. Além disso, os relógios tendem a se desnivelar com o tempo, pois correm com velocidades ligeiramente diferentes, e a sincronização permite que esse desnivelamento não seja tãoconsiderável.

Essa sincronização de eventos executados em sistemas distribuídos é considerara mais complexa, se comparada com a existente em sistemas centralizados, pois possuem as características destacadas abaixo :




* As informações são distribuídas em múltiplas unidades ao longo do sistema;

* Os processos tomam decisões baseados em informações locais;

* O relógioglobal não existe ou é impreciso.

A necessidade de sincronização de relógios em sistemas distribuídos acontece também, pois, a aplicação de um único processo centralizado torna o sistema não confiável quando acontecem falhas no conjunto. Cada unidade pertencente do sistema possui um relógio local que, devido a características próprias possui um desvio em relação ao relógio definido comopadrão. Com o propósito de sincronização destes relógios, é aplicado o algoritmo conhecido por relógio lógico.

1.2. Sincronização

De acordo com a definição de sincronização de relógios, podemos afirmar que é um algoritmo utilizado para garantir que os relógios estarão trabalhando de forma consistente no sistema distribuído.


( Relógios Lógicos

Partindo do princípio que os processosdistribuídos onde não existem interações não necessitam de sincronismo, temos então que o algoritmo Relógio Lógico apenas é aplicado aos processos que possuem, pelo menos, algum tipo de interação, se encontram em computadores distribuídos, não necessitam acordar sobre o tempo exato que determinado evento ou seqüência de eventos aconteceram, mas somente sobre a temporização relativa da ocorrênciade um evento após o outro.

Cada unidade terá um relógio local e será um contador inteiro que sempre é incrementado, nunca deve ser decrementado. Exemplificando temos que se o processo 1 envia uma mensagem ao processo 2 carimbado com o tempo local igual a T(1) então, ao receber esta mensagem o processo 2 deve comparar seu relógio com o da mensagem. Portanto o tempo será criticado somente deuma forma T(1) < T(2), em caso positivo os relógios estão consistentes, em caso negativo o processo 2 deve ajustar o seu relógio local para satisfazer a verificação.

Na maior parte das aplicações, os relógios não precisam estar totalmente sincronizados. É necessário apenas de que o sistema disponibilize uma visão consistente do tempo :

* Nunca podemos ter a impressão de que o tempo estávoltando, ou seja, andando para trás;




* Se identificado que um processo aconteceu após o outro, então o relógio de um tem que satisfazer a condição informada acima.




A sincronização pode ser usada :

* Como premissa para que determinadas ações possam ser iniciadas, isto é, pode-se construir um algoritmo supondo que os relógios estão sincronizados.

* Para...
tracking img