Sistemas de trabalho nas organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 11 (2669 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. RESUMO

O artigo discute os sistemas de trabalho nas organizações, onde é considerável o desenvolvimento humano para atingir os objetivos e metas, bem como a consolidação da cultura da excelência na organização.

A concepção original da empresa como instituição social integradora de capital, vem sendo representada na forma de gestão dos recursos humanos (RH), gestão do capital intelectual,gestão de competências, agregação do saber e gestão de desempenho.

Há, portanto, a necessidade de buscar novas alternativas para gerir as relações de trabalho. Através da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) iremos focar a gestão de RH levando em conta todas as diferentes categorias de pessoas, o reconhecimento e incentivos, que incluem promoções e recompensas – podendo ser em dinheiro ou não– formal ou informal, individual ou em grupo, baseadas no desempenho, na aquisição do conhecimento, habilidades, atitudes e competências.

Além disso, discutiremos como estes itens podem ser aplicados no aprendizado organizacional.

Palavras-chave:

Sistemas de trabalho, desenvolvimento humano, recursos humanos, gestão do conhecimento, gestão das competências, motivação, desempenho, avaliaçãode desempenho, objetivos organizacionais, metas, cultura da excelência.

2. INTRODUÇÃO

Para melhor desempenho organizacional, se faz necessário desenvolver: a capacitação, a motivação, a satisfação e o bem estar da força de trabalho, criando um ambiente propício à participação e ao desenvolvimento das pessoas.

"Embora as organizações visualizem as pessoas como recursos, portadoras dehabilidades, capacidades, conhecimentos, motivação de trabalho, comunidade etc., nunca se deve esquecer que as pessoas são pessoas, isto é portadoras de características de personalidade, expectativas, objetivos pessoais, histórias particulares, etc.". Chiavenato (2002).

As pessoas mostram um comportamento orientado para a satisfação de suas necessidades pessoais e para o alcance de seus objetivos easpirações. Devido a isto ela reage e responde ao ambiente. O comportamento da organização é determinado pelas suas práticas como pelo comportamento dos seus colaboradores.

"A interação entre pessoas e organizações funciona como um processo de reciprocidade baseado em um contrato psicológico, recheado de expectativas recíprocas que regem as relações de intercambio entre os mesmos, de um lado asorganizações oferecem incentivos, enquanto as pessoas oferecem contribuições". Chiavenato (1997) apud SILVEIRA (2005).

Definições: Não foi encontrada nenhuma literatura que definisse Sistemas de Trabalho. Devido a isso, o termo será definido por partes.

SISTEMA: "Conjunto de elementos com finalidade comum que se relacionam entre si formando um todo dinâmico". Critérios de Excelência (2006).TRABALHO: "Conjunto de atividades humanas, manuais ou intelectuais que visam à produtividade"; "Esforço humano aplicado à produção de riqueza". http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx. Língua Portuguesa On-Line (01/05/06).

Podemos concluir, então que Sistema de Trabalho refere-se a um conjunto de elementos e de atividades humanas que se relacionam visando à produtividade.

3. ORGANIZAÇÃO DOTRABALHO

Nas organizações existem metodologias diferenciadas de sistemas de trabalho. Cada empresa possui sua metodologia e tecnologias, de acordo com as necessidades ou com as possibilidades existentes. Tais sistemas mencionados bem como os recursos e a força de trabalho são alocados de maneira a atingir os objetivos e metas organizacionais. A esta alocação de recursos, pessoas, matériasprimas e outros, denominamos: Organização do Trabalho. O diferencial competitivo das empresas está justamente na forma como elas organizam o trabalho.

A seguir apresentaremos alguns sistemas de trabalho:

3.1. Sistema Participativo

Neste sistema de trabalho a pessoas são motivadas a participar das decisões da organização, ou seja, elas são valorizadas e vistas como pessoas. Este sistema...
tracking img