Sistemas de software livre - gnu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas de software livre GNU

O software livre é software que lhe dá ao usuário a liberdade de compartilhar, estudar e modificá-lo. Chamamos isso de software livre porque o usuário é livre.
Para usar o software livre é fazer uma escolha política e ética afirmando o direito de aprender e compartilhar o que aprendemos com os outros. O software livre tornou-se a fundação de uma sociedade deaprendizagem onde partilhamos o nosso conhecimento de uma maneira que outros possam aproveitar e desfrutar.Atualmente, muitas pessoas usam software proprietário, que nega os usuários dessas liberdades e benefícios. Se fizermos uma cópia e dar-lhe a um amigo, se tentarmos descobrir como o programa funciona, se colocar uma cópia em mais de um de nossos próprios computadores em nossa própria casa,poderíamos ser pego e multado ou colocar em prisão. É isso que está nas letras miúdas do contrato de licença que você aceita ao usar software proprietário.As empresas por trás de softwares proprietários, muitas vezes, espionar suas atividades e restringi-lo de compartilhar com os outros. E porque os nossos computadores controlam a maior parte de nossas informações pessoais e atividades diárias, osoftware proprietário representa um perigo inaceitável para uma sociedade livre.
O sistema operacional GNU e do Movimento do Software Livre
E se houvesse um grupo mundial de programadores éticos e talentosos voluntariamente comprometidos com a idéia de escrever e compartilhar software uns com os outros e com qualquer outra pessoa que concordou em compartilhar da mesma forma? E se alguém pudesse seruma parte e beneficiar esta comunidade, mesmo sem ser um especialista em computador ou saber nada sobre programação? Nós não teria que se preocupar em ser apanhado a copiar um programa útil para nossos amigos, porque nós não estaríamos fazendo nada de errado.Na verdade, tal movimento existe, e você pode ser parte dela. O movimento do software livre foi iniciado em 1983 pelo cientista da computaçãoRichard M. Stallman , quando ele lançou um projeto chamado GNU, que significa "GNU não é Unix", para fornecer um substituto para o sistema operacional UNIX-um substituto que iria respeitar o liberdades de quem o utiliza. Então, em 1985, Stallman começou a Free Software Foundation, uma organização sem fins lucrativos com a missão de defender e educar, em nome dos usuários de computadores ao redor domundo.


Existem hoje muitas variantes ou 'distribuições' deste sistema operacional GNU com o Linux kernel. Recomendamos essas distribuições GNU / Linux que são 100% software livre, ou seja, totalmente livre de respeito.Hoje, o software livre está disponível para praticamente qualquer tarefa que você pode imaginar. A partir de sistemas operacionais completos como o GNU, para mais de 5.000programas individuais e ferramentas listados no diretório de software FSF / UNESCO livre . Milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo todos os governos - já estão usando software livre em seus computadores.
Nosso trabalho principal
A FSF mantém a Definição de Software Livre - para mostrar claramente o que deve ser verdade sobre um programa de software para que ele seja considerado software livre.A FSF patrocina o projeto GNU o esforço contínuo para fornecer um sistema operacional completo licenciado como software livre. Nós também financiamos e promovemos o desenvolvimento de software livre, importante é fornecer sistemas de desenvolvimento para os mantenedores de software GNU, incluindo e-mail completo e serviços de casca e de listas de discussão. Estamos empenhados em promover odesenvolvimento do sistema operacional GNU e permitindo que voluntários para facilmente contribuir para que o trabalho, incluindo o patrocínio Savannah o repositório de código fonte e centro de desenvolvimento de software livre.
A FSF detém os direitos autorais sobre uma grande parte do sistema operacional GNU, e outros softwares livres. Mantemos esses ativos para defender software livre de...
tracking img