Sistemas de manufatura flexivel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O sistema flexivel de manufatura

Ao inicio do comércio, época da idade média, tudo era feito de modo artesanal, uma peça de cada vez. Vamos tomar como exemplo um par de sapatos. Certo homem pediaa outro a confecção do calçado, o artesão iria buscar o couro, pegar a cola, e fazer o desenho do objeto de acordo com a preferencia do cliente. Como nem todos tinham o mesmo gosto, é desnecessáriodizer o quão dificil era achar uma pessoa com par de sapato igual ao seu.
Porém, essa pequena produção, de forma artesanal e única, se tornava muito cara, visto que custava um enorme esforço por partedo produtor.
Logo com a revolução industrial e a produção em larga escala, o mercado consumidor, se deu conta da baixa de preços dos produtos, implicando assim numa maior aquisição dos mesmos.
Maisa frente, os mesmos consumidores passaram a ser melhor remunerados.
Este conjunto de fatos tornaria o mundo mais feliz, nao fosse o instinto natural humano de querer se sobrepor frente aos outros.Com um maior poder de aquisição, e uma produção em larga escala de quase todos os produtos disponiveis no mercado, o homem começou a notar uma certa igualdade. Ao menos uma pessoa que ele conhecia,tinha um objeto igual ao seu. Seja um carro, uma tv, um computador ou uma roupa, sempre existiria alguém com os mesmo produtos que voce.
Na década de 80, devido a este fato, houve uma especie deretrocesso cultural. O homem voltou, em termos, a idade média, para obter a personalização dos seus produtos, de modo a obter algo diferenciado, somente seu.
É obvio que mesmo passado alguns seculos, essapersonalização não se tornou barata.
Ainda na década de 80, surgiu o Toyotismo, com a tecnica da produção enxuta.
O avanço dos computadores, e a necessidade de personalização dos produtos, deubase para uma nova ideia, a ideia de manufatura flexivel.
Essa ideia tem como base transformar o sistema de produção.
Vamos pegar um exemplo da produção automobilistica.
Antes, uma máquina só...
tracking img