Sistemas de informação gereneciais-Resumo

1460 palavras 6 páginas
UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Engenharia de Bauru
Campus de Bauru

Trabalho de ERP
Sistemas de informação gerencias

Disciplina ERP
Prof. José Rodrigues

Nome: Lucas Coutinho Veronezi
RA: 1012819

A seguir serão listados e brevemente explicados tópicos importantes referentes ao livro “Sistemas de informação gerenciais”.

O que é um sistema de informação?

Tecnicamente pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados que atuam na dinâmica das informações de uma empresa, seja coletando, recuperando, processando, armazenando, ou disbtruindo-as. Sistemas de informação dão apoio à tomada de decisões, à coordenação e ao controle, alem de auxiliarem gerentes e trabalhadores a analisarem problemas e visualizar problemáticas complexas, podendo até atuar no projeto de novos produtos. Sistemas de informação contêm informações sobre variáveis de uma empresa, bem como: pessoas, locais, itens, ambientes e etc. O modelo da “informação” no caso é o modelo de “dados apresentados de forma significativa e útil para seres humanos” e “dados” por sua vez, significa uma ou mais seqüências de fatos brutos representando eventos de várias naturezas, sem antes terem sido organizados de maneira inteligível, ou seja, antes de se tornarem informações. Para tomar decisões, controlar operações, analisar problemas ou criar novos produtos/serviços, empresas necessitam de três atividades em um sistema de informação que são as seguintes:
Entrada de dados brutos referentes às atividades da empresa.
Processamento, que é responsável pela conversão de tais dados brutos em informação inteligível.
Saída, que é a transferência destas informações às pessoas que irão utilizá-las.
Vale lembrar também que sistemas de informação necessitam de um feedback, ou seja, a saída que retornará a certos membros da empresa a fim de contribuir na avaliação dos processos em questão. Apesar dos sistemas de informações atuais

Relacionados