Sistemas de informações gerenciais

Páginas: 15 (3742 palavras) Publicado: 24 de março de 2011
1. SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são de grande importância para as empresas, pois permitem que sejam realizadas as integrações entre as diversas funções empresariais. Como exemplo, as funções compras, marketing, finanças, recursos humanos e produção passam a trocar informação, visando a alcançar maior competitividade. Nesse sentido, deverá ocorrera otimização dos recursos, o cumprimento dos prazos, a redução dos custos associados, etc.

1.1 Conceituação de sistema

Todo sistema pode ser dividido em subsistemas menores, que recebem entradas específicas e produz saídas específicas, como também ser um subsistema de um sistema maior. Pode ser um sistema fechado, como as máquinas, ou aberto, como os organismos vivos, sistemas sociais, aorganização, a sociedade, etc.
Sistemas abertos vivem em constante interação com o ambiente, com entradas introduzidas no sistema (inputs), que são processadas, gerando uma saída (outputs), que pode realimentar (feedback) esse sistema, como pode ser observado na FIG. 2.

Figura 2: Diagrama representativo do Sistema e seus subsistemas
Fonte: Administração de Sistemas de Informação Capítulo 1 –REBELLO (2004)
Nota-se que os componentes são também sistemas (subsistemas), e que, por sua vez, podem ser decompostos em outros sistemas menores. Todo sistema tem seus objetivos, as razões de sua existência, de modo que seus elementos possam ser devidamente entendidos, e estão diretamente relacionados às saídas que o sistema deve produzir definindo, claramente, o que se quer desse sistema. Aseguir, se identificam os elementos do sistema representado na FIG. 2:
• ENTRADAS: São todos os elementos que o sistema deve receber para serem processados e convertidos em saídas ou produtos.
• SAÍDAS: São os resultados produzidos pelo sistema, em geral diretamente relacionados aos objetivos ou razões dos sistemas; quando não acontece, então o sistema não está cumprindo o seu fim.
•COMPONENTES e PROCESSOS INTERNOS: São as partes internas do sistema, utilizadas para converter as entradas em saídas. Os processos são as ações realizadas pelos componentes do sistema na transformação das entradas e saídas.
• FEEDBACK: É o retorno dado sobre as saídas produzidas pelo sistema sobre as entradas do mesmo. É a avaliação da qualidade do produto do sistema. A realimentação deve ser continua,para que se tenha certeza da evolução dirigida do sistema, garantindo seu desenvolvimento no sentido de adaptação as necessidades.
Considera-se, portanto, uma empresa como um sistema aberto (já que esta funciona através de entrada de recursos materiais, tecnológicos, humanos, que são transformados em bens ou serviços fornecidos ao mercado), constituído de subsistemas (como sistemas de gestão,produção, compras, vendas, marketing), que dependem da troca de informações entre o ambiente interno e externo para seu sucesso.

1.2 Conceituação de informação

Para se definir informação, deve-se ter a clara distinção conceitual entre dado e informação. Dados incluem os itens que representam fatos, textos, gráficos, imagens estáticas, sons, etc. São sinais que não foram processados,correlacionados, integrados, avaliados ou interpretados de qualquer forma, representando.
Portanto, é possível perceber que os dados podem ser descritos através de representações formais, estruturais, podendo obviamente ser armazenados em um computador e processados por ele, uma vez que são "observações sobre o estado do mundo, e sua observação pode ser feita por pessoas ou por tecnologia apropriada"(DAVENPORT, apud REZENDE, 2003).
Uma vez que os dados são processados, interpretados, dentro de um contexto em que exprime significado, obtém-se a informação.
Resumindo-se o exposto, dado é a ‘matéria prima’ da informação e esta, é o ‘produto acabado’, resultante do processamento de um dado ou de um conjunto de dados, que se transforma em um sistema através da realimentação.
A informação é valiosa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas de informações gerenciais
  • Sistemas de Informações Gerenciais
  • Sistemas de informações gerenciais
  • Sistemas de informações gerenciais
  • Sistemas de informações gerenciais
  • O Sistema de Informações Gerenciais
  • SIG
  • sistema de informações gerenciais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!