Sistemas de informação

Páginas: 9 (2186 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2011
1

IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE PARA A SIMULAÇÃO DISTRIBUÍDA DE SISTEMAS PRODUTIVOS
Daniela Hofer Santos
danizinhahs@gmail.com

Leonardo Monteiro Mazzariol
leonardo.mazzariol@gmail.com Orientador: Prof. Dr. Paulo Eigi Miyagi pemiyagi@usp.br

Resumo.
Os sistemas produtivos têm evoluído de modo a atender os novos padrões de custo e qualidade demandados pelos mercados. A distribuição deprocessos produtivos por diferentes plantas industriais, assim como automação de processos, surge como parte da solução para este desafio. Além disso, através dos avanços em telecomunicações e supervisão remota, instalações produtivas em localidades distintas podem ser interligadas, tal que atuem de modo sincronizado e cooperativo assegurando produtividade e qualidade do produto final. Nessecontexto, a modelagem de sistemas e a simulação distribuída são fundamentais para o projeto e verificação da viabilidade de futuras instalações ou aprimoramento das já existentes. Assim, o objetivo deste trabalho é a implementação de um ambiente para a simulação de modelos de sistemas produtivos em rede de Petri distribuídas em diferentes computadores. Considera-se que a comunicação entre os modelos érealizada através de LAN/WAN e processos específicos que asseguram a sincronização dos eventos. A verificação e validação do ambiente são realizadas a partir de testes envolvendo sistemas virtuais.

Palavras chave: Simulação distribuída, Sistema a eventos discretos, rede de Petri, Sistema produtivo.

1. Introdução
A distribuição de processos produtivos por diferentes plantas industriais, assimcomo especialização de tarefas voltada à automação de processos, surge como forma de atender às exigências cada vez mais rigorosas de qualidade e custo demandados por diferentes mercados. Assim, instalações produtivas mesmo em localidades distintas são interligadas para atuarem de modo sincronizado e cooperativo assegurando produtividade e qualidade do produto final (ABB, 2007; Toyota, 2007).Nesse contexto, a modelagem de sistemas e a simulação distribuída são fundamentais para o projeto e verificação da viabilidade de futuras instalações produtivas ou aprimoramento das já existentes.

• •



• •

Sistema – pode ser definido como uma combinação de componentes que agem de forma unificada. Sistema produtivo – qualquer sistema que tenha uma saída (um produto final ou serviço) deinteresse como, por exemplo, uma linha de produção de uma fábrica. Rede de Petri (RdP) – é utilizada para representar características estruturais e funcionais dos sistemas, de forma gráfica (Miyagi, 1996). Ambiente de simulação (AS) – um ambiente (software) onde o usuário possa realizar a simulação de modelos em RdP. Simulação distribuída – um AS capaz de tratar modelos em diferentes computadores,como se fosse uma única simulação.

2. Conceitos Básicos
Os principais conceitos envolvidos no presente trabalho são:
============================================================================================== PMR2550-TCC dez 2007 1 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes 2231 05508-900 São Paulo – SP Brasil

2

3. Implementação do AS
Baseado numlevantamento e estudo bibliográfico dos conceitos anteriormente citados, derivou-se a definição dos objetivos e especificações do AS. Em seguida, uma estrutura geral do AS, com as classes e fluxogramas dos algoritmos, foi desenvolvida. Por fim, testes foram realizados para confirmar as funcionalidades do AS.

3.1. Especificação básica de um AS
As principais características e tarefas a serem realizadaspelo AS são: • Ser composto de módulos, para permitir expansões e futura integração a outros sistemas; • Comunicar-se com outros ASs; • Informar o usuário sobre o status da simulação e sobre possíveis problemas.



3.2. Suporte Considerado
Essa etapa inclui a seleção das ferramentas e linguagens de programação utilizadas onde destaca-se: • O XML como linguagem para descrição do modelo (em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas de informação e tecnologia da informação
  • Segurança na Informação
  • TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • Sistema de informação,suporte e informação
  • Sistemas de informação e tecnologia da informação
  • Sistema de informação
  • Sistemas de informação
  • Sistema de informação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!