Sistemas de informação em marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Apesar de fazer parte do comércio desde a antiguidade, foi somente á partir da década de 50 que o marketing começou a ganhar espaço nas organizações, e após esse período também passou a ser estudado e tratado com uma área do saber.
Com o passar do tempo, e o aprimoramento das técnicas utilizadas pelos departamentos de marketing, o mesmo passou a ganhar papel dedestaque dentro das organizações e está sendo identificado como filosofia da administração.
No mercado atual, as organizações que querem ter um diferencial competitivo frente aos concorrentes, não podem mais tomar suas decisões baseadas na intuição, precisam estar alinhadas com as necessidades do mercado, e neste aspecto o marketing surge como ferramenta estratégica essencial.
No marketing, anecessidade de informação é intensa, por ser uma área funcional que mais interage com as variáveis do ambiente externo, em constante mutação. Sabe-se que a informação, de fonte confiável, é a base para tomada de decisão para as organizações, e diante desta necessidade constante de atualização das informações, o Markerting se juntou à tecnologia da informação, possibilitando assim o surgimento dosSistemas de Informação em Marketing – SIM.
Neste estudo vamos expor os conceitos de marketing e sistemas de informação e sua utilização como vantagem competitiva pelas organizações.

2. CONCEITOS

2.1 Conhecimento

São as regras diretrizes e procedimentos usados para selecionar, organizar e manipular dados com a finalidade de torná-los úteis para a execução de umadeterminada tarefa.

2.2. Dado

São fatos que ainda não foram trabalhados, isoladamente não possuem muita utilidade.

2.3. Informação

Vários são os conceitos que se poderia dar a “informação”, nos dicionários, por exemplo, é definida como “ato de informar”, segundo esta definição a informação seria algo advindo de uma ação, mas o conceito atual de informação é bem maisamplo. Estamos vivendo a era do Conhecimento, onde tudo gira em torno da informação, todo tipo de comunicação existente é uma maneira de transmitir e adquirir informação.
Informação pode ser definida como “um conjunto de dados”, embora essa definição, em um primeiro momento pareça evasiva, é a mais próxima da realidade, quando nos referimos à informação dentro das organizações.
Informação é oresultado do processamento, manipulação e organização de dados, com o objetivo de possibilitar às organizações melhor conhecimento sobre determinada situação ou fato.

“A informação é um dos recursos mais importantes e valiosos de uma empresa, e não pode ser confundido com dados. Os dados são os fatos em sua forma primária, um padrão, a menor unidade possível. Entretanto, a informação é umconjunto de fatos organizados de tal forma que adquirem valor adicional além do valor do fato em si. O valor da informação está diretamente ligado à maneira como ela ajuda os tomadores de decisões a atingirem as metas da organização”. (STAIR, 1998, p. 5).

2.4. Marketing

Inicialmente o marketing era definido como a “arte de vender”, e muitas vezes era confundido com propaganda,porém este não é seu principal objetivo. O Marketing é sim uma ferramenta estratégica dentro das organizações, mas não uma ferramenta de vendas, suas funções não se restringem a conseguir vendas, mas em conquistar e manter clientes, utilizando-se dos meios de pesquisa para entender e captar as necessidades dos clientes e transmitir essas informações para as organizações.

“Marketing é a funçãoempresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente". (Kotler, Philip. Marketing de A...
tracking img