Sistemas de gestão ambiental e segurança no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
|[pic] | |
| |Faculdade Metropolitana da Grande Recife - FMGR |

CURSO DE GESTÃO PORTUÁRIA

DISCIPLINA:
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL E SEGURANÇA NOTRABALHO

MATERIAL DE APOIO

Professor Fernando Cunha
Agosto / 2011

INDICE

1 - INTRODUÇÃO

2 - POLÍTICAS AMBIENTAIS

3 - CERTIFICAÇÕES DE GESTÃO AMBIENTAL

4 – ABNT NBR ISO 14001

5 - AUDITORIA DE SISTEMA AMBIENTAL (ABNT NBR ISO 19011)

6 - GESTÃO DE RESÍDUOS, RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO DE REJEITOS

7 - CONCEITOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO

8 - RISCOS E MAPEAMENTO DE RISCOS NOTRABALHO

9 - ACIDENTE E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO TRABALHO

10 - DOENÇAS PROFISSIONAIS

11 - NORMAS REGULAMENTADORAS DE SST

1 - INTRODUÇÃO

1.1 - A apostila
O presente material tem como objetivo complementar, e não substituir, a bibliografia recomendada. A premissa é facilitar o entendimento das questões principais da disciplina e sua aplicação prática na vida profissional dosalunos.

1.2 - A disciplina
A disciplina trata de dois temas distintos, mas que se complementam: a gestão ambiental e os aspectos da saúde e segurança no trabalho.
No tocante à gestão ambiental, além de conter um forte apelo relacionado com a própria sobrevivência do homem, tem sido a cada dia um diferencial competitivo mais adotado pelas grandes organizações.
O mercado consumidor e a populaçãoestão mais conscientes da importância da preservação ambiental.
No entanto é importante frisar que o sistema de gestão ambiental extrapola o termo, podendo ser uma alternativa para aumento da lucratividade, para a melhoria do conceito da empresa no mercado, e um dos elementos do desenvolvimento sustentável.
O compromisso com o meio ambiente é uma garantia da continuidade das empresas no longo prazo.A saúde e segurança no trabalho, além de ser uma exigência legal do Ministério do Trabalho, refletem a preocupação que as empresas estão tendo em relação ao bem estar dos seus funcionários, de todos os níveis hierárquicos.
As modernas práticas de gestão estão tendo uma nova visão dos funcionários, pois a despeito da automação e robotização, eles são fundamentais para a operação e o crescimentodas empresas.
A visão humanística das organizações trouxe mudanças no comportamento gerencial, onde as pessoas passam a ter uma maior importância dentro do contexto, deixando de serem tratadas apenas como números. Assim o termo “recursos humanos” foi substituído por “talentos humanos” e mais recentemente algumas organizações adotam o conceito de “capital intelectual”, capaz de fazer a diferença.A saúde dos funcionários é fundamental tanto para o ambiente familiar como para o seu desempenho na empresa, e, consequentemente para sua própria sobrevivência.
A segurança no trabalho é um conjunto de medidas adotadas para evitar acidentes e tratar dos seus efeitos, caso venham a ocorrer.

1.3 – Gestão Ambiental
A gestão ambiental, além de ser entendida como uma forma de preservar a vida noplaneta, é também uma alternativa para garantir a competitividade das empresas e possibilitar ações alinhadas com os princípios do desenvolvimento sustentável.
Muitas empresas compreenderam que a gestão ambiental é a garantia da preservação do seu negócio ao longo do tempo.
Por outro lado, existe sempre a necessidade do diferencial competitivo, e um deles é sem dúvida a gestão ambiental, a cadadia mais exigida pelos mercados internacionais.
Assim, as ações pontuais cederam lugar a políticas institucionais relacionadas à preservação do meio ambiente.

2 - POLÍTICAS AMBIENTAIS
As políticas ambientais podem ser divididas em três categorias: as internacionais, as governamentais e as institucionais.
As políticas internacionais tratam do assunto a níveis mais amplos, levando em conta...
tracking img