Sistemas de esgotamento sanitário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
ELAINE NOEL

SISTEMAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO E SUA EFICIÊNCIA NO TRATAMENTO DE ESGOTOS DOMÉSTICOS

Gramado
2010

Elaine noel

SISTEMAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO E SUA EFICIÊNCIA NO TRATAMENTO DE ESGOTOS DOMÉSTICOS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentadoà Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Ambiental.

Orientador: Prof. Marcos Zombom
Professor Supervisor: Profª Grace C.Pereira Martins

Gramado
2010

Londrina, _____de ___________de 20___.

Dedico este trabalho ao Gilson, Deivid e Iuri, que sempre compreenderam minha ausência e foram grandes apoiadores.agradecimentos
Á Deus, que esteve cobrindo meus passos e no colo me carregou permanentemente.
Á empresa LP Engenharia, que cedeu gentilmente sua biblioteca.
Ao Engenheiro Civil e Sanitarista Luiz Augusto dos Santos Ercole, que colaborou com o envio de seus trabalhos para pesquisa.
A tutora Grace C.P.Martins, pois sem sua ajuda, o barco teria afundado, e ao colega Gildo Paulo Schmitt, que meincentivou nas horas mais complicadas.
A minha familia, pelo apoio incondicional, mas especialmente a minha irmã Carina Noel, que foi motorista particular e babá no periodo de finalização deste trabalho.
Sem vocês, com certeza, não teria sido possível. Obrigada!

“A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças danatureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global comseus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado.”
(Carta da Terra)

NOEL, Elaine. Sistemas de esgotamento sanitário e sua eficiencia no tratamento de esgotos domésticos. 2010. 45 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental – Centro de Ciências Empresariais eSociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Gramado, 2010..
RESUMO
O presente trabalho se propôs a analisar os sistemas de esgotamento sanitário e sua eficiência no tratamento de esgoto doméstico, a fim de levantar discussão sobre os métodos usualmente empregados no controle da contaminação dos mananciais de água. Objetiva-se o auxílio na conscientização sobre a questão do saneamento; auxíliona conscientização sobre a importância da preservação dos corpos hídricos; discutir os métodos empregados e sua eficiência; cooperar com a divulgação dos diferentes métodos de tratamento de esgoto conhecidos, e ainda uma análise da situação do esgotamento sanitário municipal em Gramado/RS.Ercole cita que a água de má qualidade e o esgoto não tratado são os maiores assassinos da humanidade, poismatam mas do que a AIDS e todas as guerras em andamento.
A abordagem se deu através um estudo de caso do municipio de Gramado, a fim de compreender e descrever o sistema de saneamento adotado, com utilização de método descritivo, com pesquisa teórica, baseada em fontes documentais indiretas escritas, visando uma revisão crítica do conhecimento, avaliando as informações teóricas existentes notocante ao tratamento de esgotos domésticos. Hoje não se consttitui novidade a transformação do esgoto sanitário em água para diversos usos, para o qual se lança mão dos mais variados tratamentos, masa a complexidade e o custo destes equipamentos são diretamente proporcionais à quantidade de impurezas removidas, ou, em outras palavras, ao grau de pureza desejado para a água. Quando o poder público...
tracking img