Sistemas de custeio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução....................................................................................... 2
Evolução dos sistemas de custeio.................................................... 3
Custo Padrão.................................................................................... 4
Custos Fixos e Variáveis................................................................. 5Custo ABC......................................................................................... 6
Conclusão.................................................................................... .......... 10
Bibliografia....................................................................................... 11

Introdução
O presente trabalho refere-se á alguns sistemas de custeio, sistemasestes de extrema importância para as empresas, uma vez que, os mercados se mostram cada vez mais competitivos e a margem para erros cada vez menor.
As empresas devem constantemente reduzir seus desperdícios, a fim de manterem-se competitivas no mercado moderno e uma análise apurada dos custos torna-se essencial para a sobrevivência destas empresas.
Assim como os processos produtivos evoluem emodificam-se, os sistemas de custeio devem adaptar-se as novas realidades. A seguir explanaremos sobre o Custo Padrão e sua importância como medida de eficiência do processo de produção, os Custos Fixos e Variáveis e suas características e o Custo ABC que resultou da necessidade de informações mais precisas sobre o custo de determinado produto e do crescimento dos custos indiretos.


Evoluçãodos sistemas de custeio
Historicamente na década de 20 se consolidou o Custeio Tradicional, o produto simbolizava o capitalismo, e a grande maioria das organizações se baseavam na produção em massa de produtos pouco diversificados, utilizando-se mão-de-obra intensiva. Os custos diretos (ligados diretamente a produção) eram fortemente preponderantes na composição dos custos, o Custo Tradicional foiadotado quase universalmente, talvez pela facilidade ou pelo comodismo da época. Porém com as mudanças em duas variáveis fundamentais como o aumento da participação dos custos indiretos na composição dos custos totais e o aumento da diversificação dos produtos e processos; fez com que resultasse na obsolescência do Custeio Tradicional para fins gerenciais e no surgimento de novas técnicas demensuração de custos. Ou seja, para acompanhar o mercado as organizações precisaram investir em qualidade, tanto para os clientes internos (funcionários) quanto para os clientes externos; os custos indiretos aumentaram significativamente e não podiam continuar mais a serem tratados como antes no sistema tradicional.

CUSTOS PADRÃO
 
O custo-padrão é um custo pré-atribuído, tomado como base para oregistro da produção antes da determinação do custo efetivo.  
Em sua concepção gerencial, o custo-padrão indica um “custo ideal” que deverá ser perseguido, servindo de base para a administração mediar a eficiência da produção e conhecer as variações de custo.
Esse custo ideal seria aquele que deveria ser obtido pela indústria nas condições de plena eficiência e máximo rendimento.
Algumascaracterísticas essenciais do método de custeio padrão são:

1. Pré-fixação de seu valor, com base no histórico ou em metas a serem perseguidas pela empresa;
2. Pode ser utilizado pela contabilidade, desde que se ajuste, periodicamente, suas variações para acompanhar seu valor efetivo real (pelo método do custo por absorção).
3. Permite maior facilidade de apuração de balancetes, sendo muitoutilizado nas empresas que precisam de grande agilidade de dados contábeis.
 
A Resolução 750/93 do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) fixou os Princípios Fundamentais de Contabilidade. Dentre esses aparece o Princípio do Registro pelo Valor Original que determina a avaliação dos componentes do patrimônio pelos valores originais das transações com o mundo exterior a valor presente em moeda...
tracking img