Sistemas de controle de tracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Integradora Básica II

Sistemas de Controle de Tração

Guilherme Cortes Barreira de Araujo

Professor: Mauro Speranza Neto

Índice

Introdução 2
Problema 2
Entrevista 4
Solução 6
Organograma 7
Cursos 7
 Illinois 8
 MIT 9
 FEI-SP 9
 POLI-USP 11
Sugestões 11
Bibliografia 13

Introdução

Para o desenvolvimento desse estudo será produzido um trabalho naárea automobilística com aplicação da engenharia de controle e automação (ECA). Dentro dessa área será analisado e esclarecido o funcionamento dos sistemas de controle de tração utilizados em veículos esportivos, de passeio e de transporte (carga e pessoas).

Dentro da área automobilística serão estudadas duas subáreas de fundamental importância para a integração entre os comandos dados pelocondutor do veiculo até as ações realizadas pela central para corrigi-los. Essas subdivisões são a eletrônica e a mecânica. A mecânica será estudada através dos sistemas mecânicos que recebem esses comandos e atuam para correção dos erros encontrados pela central e a eletrônica atraves do controle realizado pela central eletrônica.

Para análise desses diferentes sistemas serão considerados comobase para comparação o tipo de tração utilizada pelo veiculo (frontal, traseira ou integral) e controle na ausência ou presença de indutores de ar como turbo compressores e compressores de correia (superchargers).

Esse trabalho incluirá uma entrevista com um especialista em sistemas automotivos que além de esclarecer duvidas sobre o foco central do trabalho, também mostrará os desafios,expectativas e oportunidades de um engenheiro de controle e automação na área automobilística. Alem desses tópicos ainda será discutido a estrutura curricular e idéias para um melhor aprendizado em alguns cursos de ECA no Brasil e no mundo.

Problema

Propor um sistema de controle de tração capa de controla a tração capaz de operar em quaisquer veículos com mais de 4 (quatro) rodas.

Paradesenvolver um sistema para atuação em um veículo diferenciado, primeiramente é necessário que se compreenda o funcionamento do mesmo nas situações mais simples. Para tal será exemplificado um veiculo simples de quatro rodas com tração dianteira ou traseira.

O controle de tração é um sistema que consiste em controlar as rotações das rodas do carro individualmente, de forma que seja capaz decorrigir a velocidade angular de uma roda uma vez que seja detectada a falta de aderência. O mais convencional são os carros de tração dianteira. Nesses, sensores que medem a velocidade angular nas rodas, detectam a ocorrência de deslizamento quando as rodas da frente giram em velocidade superior às rodas de traz. Nessa ocasião a aceleração é "aliviada" (ou freio é aplicado), reduzindo a velocidadeangular e retomando a aderência ao solo. Em carros de tração traseira o mesmo conceito é utilizado com os devidos ajustes.

Nos automóveis cuja força motriz age integralmente (nas quatro rodas), o sistema de detecção de derrapagem é diferente. Nesses veículos os sensores detectam movimentos de yaw (rotações em torno do eixo z). Quando se inicia, a central eletrônica recebe essa informação einterpreta que há uma situação de perda de controle do carro. A central então processa essa informação e corrige a aceleração nas rodas através do sistemas mecânicos disponíveis.

O problema proposto tem como objetivo desenvolver um sistema capaz de detectar o deslizamento e corrigi-lo em veículos multitracionados com mais de quatro rodas. Isso deve ser feito de forma que a correção não interfira nofuncionamento dos demais eixos do veiculo, que não o da roda em questão

FONTE: http://www.drivingfast.net/technology/abs.htm

No desenho anterior é ilustrado como é feito o controle no caso de deslizamento na roda indicada por (A). Nessa situação, o sensor situado na mesma roda envia um sinal para a central (B), que analiza a informação e a interpreta. Em seguida, a central envia um...
tracking img