Sistemas De Castas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas de Castas
Casta é um sistema tradicional, hereditário ou social de estratificação, ao abrigo da lei e com base em classificações como a raça, a cultura, a ocupação profissional, areligião etc. Casta em sânscrito (língua antiga falada na Índia) significa cor.
Tal segregação resulta em desigualdade social, que é explicada pelo fato de um indivíduo não poder ascender para uma castasuperior. Também não é permitida a mudança de casta, pois a crença é a de que a natureza de cada pessoa é determinada pelos deuses. Porém, como os hindus acreditam na reencarnação, a mudança de uma castapoderia acontecer numa outra vida, de acordo com a evolução espiritual.
Sistemas de Castas na Índia
A Índia e alguns países de religião hindu, como o Nepal, possuem um sistema de castas, que é umadivisão social importante na sociedade Hindu, porém a Constituição Indiana rejeita a discriminação com base na casta, em consonância com os princípios democráticos e seculares que fundaram a nação. Ascastas são um grupo social hereditário, no qual a condição do indivíduo passa de pai para filho, e cada integrante só pode casar-se com pessoas do seu próprio grupo. Neste sistema, a casta determinatoda a vida de uma pessoa desde o momento do seu nascimento até a morte. O local de moradia, a profissão, o casamento entre outros aspectos da vida são determinados pela casta ao qual pertence.Principais castas da antiga organização social da Índia:- Brâmanes: eram os sacerdotes e possuíam o acesso exclusivo aos textos sagrados.- Guerreiros: participavam de cargos políticos e da defesa militar doterritório.- Mercadores: praticavam o comércio.- Sudras: escravos- Dalits - párias (intocáveis): não pertenciam a nenhuma das castas acima e exerciam atividades desprezadas pelos indivíduos dascastas. Eram considerados impuros.
O sistema de castas foi abolido oficialmente da Índia na Constituição de 1950. Porém, por razões culturais e religiosas ela ainda faz parte da vida dos indianos....
tracking img