sistemas de balanços sussessivos

716 palavras 3 páginas
Sistema de balanços sucessivos

O Balanço Sucessivo é utilizado na construção de pontes e viadutos nas situações onde a metodologia construtiva não permite o apoio de escoramento direto no solo, na necessidade de execução de grandes vãos e na execução de obras sem a interdição de trânsito em vias urbanas. O princípio do Balanço Sucessivo consiste na utilização de equipamentos específicos (treliças metálicas e perfis Mills) que executam trechos da superestrutura “pendurados” em plena seção transversal (aduelas) que avançam em balanços, a partir dos pilares, aduela a aduela, até a totalidade da execução do vão. As treliças são ancoradas sempre nas aduelas anteriores já protendidas e, todos os esforços provenientes da concretagem são transferidos e resistidos pela mesma.

Sistema de BERD (para lançamento de aduelas) O OPS resulta de um pré-esforço “optimizado”, na medida em que são evitadas as forças permanentes não desejadas, reduzindo consideravelmente as perdas de tempo associadas ao pré-esforço. Com o OPS a tensão aplicada nos cabos de pré-esforço é, à semelhança do que acontece com o músculo, ajustada automaticamente às cargas atuantes, através de um sistema de controlo que permite assim a redução de deformações e minimização de tensões nos elementos estruturais do cimbre, assegurando equipamentos mais leves e funcionais. Este sistema tem inúmeros benefícios quando aplicado a estruturas em que a carga variável é muito importante quando comparada com a carga permanente – que é o caso dos cimbres móveis ou lançadeiras de aduelas para construção vão a vão – permitindo, assim, desenhar estruturas mais leves e esbeltas com os mesmos materiais estruturais.

Aparelhos de Apoio Metálicos
Os aparelhos de apoio metálicos podem ser obtidos combinando-se adequadamente chapa e roletes metálicos.
As articulações fixas possuem cavidades usinadas e lubrificadas onde se encaixa o rolete. Podem ser obtidas também se combinando duas chapas metálicas,

Relacionados