Sistemas de arquivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OPET – Sistemas Operacionais
Turma: TDS 121A
Trabalho realizado por:
- Marcos Kettermann (matrícula 1201200244)
- Fabíola B. Winnikes (matrícula 1201200320)

Sistemas de Arquivos

INTRODUÇÃO

O sistema de arquivo atual vem da idéia dos armários de pastas onde colocava-se vários documentos em papel. Essa idéia implementada digitalmente para computador passou a ser o local do computadorque guarda os dados dos usuários. Ele funciona como um intermediário entre o disco rígido e os arquivos armazenados em seu computador.
O disco rígido, do ingles hard disk (HD), tem a função de armazenar todos os dados dos documentos do computador, porém o HD não organiza os arquivos por si só.
É o conjunto de regras que definem a maneira como os dados do usuário, programas, informações deconfiguração, entre outras, serão gravados e gerenciados nos dispositivos de armazenamento acessados pelo computador. Essas informações serão armazenadas fisicamente nos dispositivos, e gerenciadas pelo sistema operacional através de estruturas de dados, que serão a representação lógica das informações. Um sistema operacional geralmente é caracterizado pelo sistema de arquivos que utiliza, mas um mesmosistema operacional pode utilizar mais de um sistema de arquivos para gerenciar os do computador.
ORGANIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE ARQUIVOS
A maioria dos sistemas de arquivos trabalha organizando os dados em blocos de informação, sendo que o tamanho de cada bloco dependerá de algumas características específicas de cada sistema de arquivos, e do dispositivo de armazenamento utilizado. Um exemplo deutilização de blocos de informação pode ser o seguinte: em um disco-rígido de 40 GB utilizam-se blocos de informação de 4 KB de tamanho, assim o disco é dividido em 10milhões de blocos de informação. Os blocos de informação são utilizados, pois todo o controle da informação é feito utilizando-se os blocos como unidade básica de informação. Esse conceito surgiu no início da utilização decomputadores, pois a limitação dos computadores impedia um controle mais apurado. O ideal era que cada unidade de informação correspondesse a um byte, se isso fosse feito, seriam necessários 40 bilhões de unidades de informação separadas no disco-rígido de 40GB (em um computador de 32bits o maior número que pode ser interpretado pelo processador é um pouco maior que quatro bilhões).Como os computadorestrabalham com números binários, os blocos de informação são múltiplos de dois e geralmente abrangem o seguinte intervalo: 512 bytes, 1024 bytes, 2048bytes, até 65536 bytes, este último praticamente não utilizado nos sistemas operacionais atuais. O primeiro valor de 512 bytes também é raramente utilizado, pois foi desenvolvido para discos-rígidos de pequena capacidade (inferior a 32 MB) e unidades dedisquete. Não existe atualmente nenhum sistema que utiliza um bloco de informação inferior a 512 bytes, pois todos os discos-rígidos são divididos em blocos físicos (chamados clusters) de informação de 512 bytes. Os blocos de informação podem ser entendidos como sendo formados por grupos de blocos físicos de dados. Os dados gravados no sistema recebem o nome de arquivo. Um arquivo pode conter umrelatório de trabalho, um desenho, uma música, ou um programa. Cada arquivo possui um conjunto de propriedades que definirão a maneira como a informação dentro dele poderá ser acessada.

PROPRIEDADES DOS ARQUIVOS

Os arquivos possuem uma série de propriedades que são utilizadas para definir a maneiracomo os dados serão lidos, atualizados, apagados, como será mostrado o arquivo para ousuário, adata em que o arquivo foi criado, dentre outras. As principais propriedades de umarquivo encontradas nos sistemas operacionais atuais são:
- Modo de Acesso: esta propriedade define a maneira como o arquivo será acessado,podendo ser basicamente da seguinte forma: o arquivo poderá ou não ser lido, poderáou não ser escrito, e se for um programa, o programa poderá ou não ser executado;
- Modo de...
tracking img