Sistemas de armazenagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Em geral, as empresas não trabalham com sua produção limitada ao que foi vendido.
O Armazém é necessário para guardar materiais em geral, visando suprir pedidos esperados e inesperados
E para que funcione com um fluxo harmonioso essa armazenagem, essa organização depende de conhecimento e equipamentos específicos.

● Armazenagem
A armazenagem é a administração do espaçonecessário para manter os estoques , assim, devem ser levadas em consideração questões relativas ao layout, envolvendo as embalagens, as estruturas para o acondicionamento dos estoques e sua movimentação.

● Estruturas de armazenagem
As estruturas de armazenagem estão ligadas aos cuidados que se precisa ter para sua escolha, levando em consideração a movimentação de materiais (demanda e recebemento),estrutura disponível do armazém e os equipamentos necessários.

Objetivos: máximo uso do espaço, efetiva utilização da mão-de-obra e equipamentos, pronto de acesso a todos os itens, máxima proteção dos itens estocados e organização.

Essas estruturas são constituídas por perfis em L, U, tubos modulares e perfurados dispostos de modo a formar estantes, ou outros dispositivos de sustentação decargas.

Tipos de Estruturas de Armazenagem:

Armazenagem de Paletes

Estrutura onde as prateleiras são substituídas por plano de carga.
Este sistema tem 100% de seletividade, porém baixa densidade de estocagem.

● Estrutura porta-paletes:

É a estrutura mais utilizada. Empregada quando é necessária seletividade nas operações de carregamento, isto é, quando as cargas dos paletes foremmuito variadas.

Características
Estruturas de porta-paletes são os sistemas mais utilizados. Ao contrário das estruturas porta-gaiolas, elas carregam em cada nível, diversos paletes entre duas colunas. Na versão padrão alcançam uma altura de 8 a 10 m, podendo ser expandidas para estruturas altas de 12 m ou, na operação automática, até 40 m de altura. Equipando-se as estruturas adicionalmentecom travessas, também podem se armazenar paletes e outros dispositivos de armazenagem transversalmente, se necessário.

Aplicação
As estruturas de porta-paletes são próprias para grandes quantidades de itens individuais, sobretudo paletizados. Em relação ao empilhamento de blocos, oferecem as vantagens da armazenagem sem pressão e do acesso direto aos paletes. O fácil deslocamento das travessaspermite o uso otimizado do almoxarifado. Também é possível fazer uma armazenagem de profundidade dupla.

Operação
A colocação dos produtos nas estruturas é feita, em espaços individuais, com o auxílio de empilhadeiras ou transelevadores. O uso de empilhadeiras para corredores estreitos permite a colocação e retirada dos produtos também no sentido longitudinal. A largura do corredor pode entãoser reduzida a 1400 mm (veja Corredor Estreito em Estruturas Porta-Paletes).

Vantagens
· Acesso direto a todos os artigos
· Disponível para operação manual / automática de estrutura
· Livre distribuição dos espaços de armazenagem
· Possibilidade de seleção aleatória dos espaços de armazenagem

● Estrutura porta-paletes para corredores estreitos:
Permite otimização do espaço útil dearmazenagem, em função da redução dos corredores para movimentação.

Aplicação
Os sistemas de corredores estreitos são os gigantes entre as estruturas porta-paletes. Oferecem todas as características de desempenho de uma estruturas porta-paletes em alturas acima de 10 m e encontram-se livres no pavilhão. Destacam-se a pouca necessidade de espaço para corredores de trabalho, assim como as alturas deelevação extremamente altas. Os sistemas de corredores estreitos são aplicáveis principalmente quando se trata de: a) áreas com disponibilidade restrita e b) necessidade de uma maior eficiência na movimentação de cargas com estruturas porta-paletes.

Operação
Aqui são utilizadas empilhadeiras para corredores estreitos, selecionadoras de pedido para alturas (guiadas por trilhos / indução e...
tracking img