Sistemas construtivos techwall

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMAS CONSTRUTIVOS

SISTEMA

SISTEMA DE FÔRMAS PLÁSTICAS PARA PAREDES DE CONCRETO

EMPRESA
Tecwall Sistema Construtivo
Av. Bernardino Arantes de Almeida, 117 – Jardim Ático – CEP 14800-540
Araraquara - SP
Tel.: (16) 3357-2230
Home page: http://www.tecwall.com.br, e-mail: info@tecwall.com.br

DESCRIÇÃO DO SISTEMA
Sistema de formas plásticas para paredes de concreto, leves emodulares, que já vêm com negativos de portas e janelas incorporados aos painéis.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
O sistema de formas plásticas é montado na fábrica, `a partir de uma série de módulos intercambiáveis de tamanhos variados. Uma vez unidos, estes módulos formam painéis para moldar paredes de concreto.
Os painéis de forma plástica pesam apenas 10 kg/m² e são pré montados e numerados emfábrica. O sistema já prevê posicionadores para instalações hidráulicas e elétricas.
De acordo com a empresa, o sistema não requer travamento metálico adicional, pois se auto trava, alinha e nivela.
De acordo com a empresa, os módulos são múltiplos de 30 cm na altura e múltiplo de 1 cm, na horizontal.

Espessuras mínimas de paredes para unidades habitacionais
As paredes tem espessura de: 8 cm, 10 cm,12 cm ou 15 cm. A Tecwall recomenda a espessura mínima de 10 cm como padrão.

1. Concreto
Podem ser empregados diversos tipos de concreto, conforme cada uso específico e desempenho comprovado do sistema de paredes. O sistema de formas permite o emprego de concretos com densidade de até 2400 kg/m3, lançado de uma altura máxima de 3 m.

2. Revestimento
Após a desforma, a parede estálisa e pode receber apenas textura aplicada com rolo, dispensando o chapisco e revestimento. A parede pode receber diversos tipos de revestimentos, como pinturas, texturas, revestimentos cerâmicos, etc.
Os materiais mais empregados em obras já realizadas são: capa fina de gesso nas paredes internas; massa corrida, revestimentos cerâmicos, texturas e argamassas industrializadas, aplicados diretamentesobre as paredes.

ETAPAS DE PRODUÇÃO E INDICADORES DE PRAZO
De acordo com a empresa para uma casa de 40 m2 com cerca de 220 m2 de painel, a montagem das fôrmas é feita em 6 horas empregando-se 8 profissionais, o que equivale a 4,6 Hh/m² de área construída. A concretagem é concluída em uma hora e a limpeza é realizada em uma hora.

A seqüência do processo produtivo é apresentada abaixo:o Execução do radier
o Instalação das formas de parede
o Instalação dos kits de instalações hidráulicas e elétricas
o Colocação de armaduras
o Fechamento das fôrmas
o Lançamento e adensamento do concreto
o Lavagem da face externa das fôrmas após o término da concretagem
o Desforma

EXECUÇÃO• Radier
O tipo de fundação é definido em função das características do terreno. Em geral, para casas térreas, adota-se fundação tipo radier.

• Instalações sob a laje de fundação
As instalações hidro-sanitárias devem obedecer a posição de cada tubo, pois terão que coincidir com o kit hidráulico e elétrico. Após a colocação da forma do radier são instaladas todas as tubulações queinterferem sob a laje.

• Montagem das fôrmas
Antes de se iniciar a montagem, é necessário marcar no piso de apoio (radier) as linhas das faces internas e externas das paredes e dos painéis de modo a orientar seu posicionamento. O próximo passo é iniciar a colocação das guias de alinhamento, que são constituídas de cantoneiras e que devem ser parafusadas no radier, de modo a alinhar a base daforma.
A montagem dos painéis plásticos é feita de acordo com a seqüência indicada no projeto. A Tecwall informa que os primeiros painéis a serem montados são aqueles que formam o banheiro, por ser o menor cômodo, e a parede hidráulica fica mais fácil de ser posicionada. O projeto indicará a s seqüência de montagem. Após montar e alinhar os painéis internos do banheiro procede-se à colocação das...
tracking img