Sistemas comparados de saúde o sistema de tipo pluralista empresarial permissivo: o caso dos estados unidos.

Páginas: 2 (327 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2011
O sistema de tipo pluralista empresarial permissivo: O caso dos Estados Unidos

A situação da saúde da população norte americana não é satisfatória, tendo em vista que uma pequena parte dapopulação não tem acesso a nenhum tipo de serviço de saúde, o que é bastante contraditório já que o gasto em saúde é superior ao de outros países e há grande variedade de instituições privadas e públicas o queconfere a este sistema a característica de pluralista.
A Saúde pública nos EUA está diretamente relacionada a ações de atenção primária, isto é, aquelas que visam a promoção da saúde através daprevenção. Fica a cargo do setor privado o tratamento de doenças, reabilitação, dentre outros tipos de assistência.
No sistema americano não há o conceito de “saúde para todos”, como no SUS. Seusprogramas de saúde se caracterizam pela presença de seguros que vão desde baixa até alta complexidade, variando de acordo com o que cada seguro garante. A saúde é vista como responsabilidade individual.Diante da complexidade deste sistema público, grande parte dos norte americanos cuida de sua saúde a partir de seguros de saúde particulares. A busca por esses serviços de saúde é influenciada pordiversos fatores como a situação econômica, social e ocupacional, por exemplo.
Para amparar a população que não tinha condições de pagar pelos seguros, surgiram em 1960 os programas Medicare e Medicaid.Medicare é de responsabilidade federal e ampara grupos específicos. E um plano incompleto, onde os usuários são atendidos apenas por médicos residentes. Há dessa forma planos complementares que tentamsuprir as deficiências deste. É um plano financiado pelo governo, que custa caro para o usuário. O Medicaid por sua vez, só pode ser utilizado por quem consegue comprovar pobreza.
Ao longo dos anosdiversas medidas têm sido tomadas para acabar com a fragmentação e com os altos custos do sistema, que apesar de custar caro para o governo e os usuários, fica longe de ser um sistema de saúde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O sistema de tipo pluralista empresarial permissivo: o caso estados unidos
  • SISTEMA DE SAÚDE DO REINO UNIDO
  • Sistema de Saúde no Reino Unido
  • Análise do Sistema de Saúde do reino unido
  • breve analise do sistema educacional dos estados unidos e brasileiro
  • Economia do Desenvolvimento Comparado
  • Um estudo Comparado entre o Brasil e Estados Unidos
  • A Estruturação Do Sistema De Saúde Do Estado Do Espírito Santo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!