Sistemas compactos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tendências registradas nos últimos vinte anos apontam para um futuro próximo nos grandes centros urbanos do planeta, em que ETE’s possuirão arquitetura privilegiando instalações compactas, deoperação estável e de baixo impacto ambiental (inclusive odores, ruídos e impacto visual). Dentro deste contexto que se desenha, em muitos casos serão exigidos dos processos de tratamento alta capacidade detratamento, remoção de nutrientes, eficiência e baixa produção de lodo.
Os novos projetos de construção de Estações de Tratamento de Efluentes (ETE’s) apontam para valorização de uma arquiteturacompacta, baixo impacto ambiental, (odores, ruídos e moscas), baixo custo operacional, rusticidade, resistência a variações de carga, toxicidades dos efluentes e simplicidade de operação.
O sistemaaeróbico de Tratamento de efluentes (SATE) é uma técnica barata para purificação de água, que permite a despoluição e o reaproveitamento das águas. Soluciona problemas em sistemas anaeróbicos falhos ou ondeestes não se permitem instalar. A técnica envolve o fornecimento de oxigênio ao sistema aquoso poluído onde se permite, por um período, o desenvolvimento de certos organismos aeróbicos (lodo ativado),que se alimenta desta matéria orgânica poluidora. A poluição é transformada em gás carbônico (CO2) e em mais microrganismos que seguem se alimentando e multiplicando. Boa parte da poluição emsuspensão e de bactérias patogênicas, são também retiradas do sistema, além do processo digestivo, por decantação do lodo ativado, que ocorre na seqüência.
A ETE Compacta pode requerer um pré-tratamento quepode ser feito com gradeamento e caixa de retenção de areia ou com tanque de retenção de sólidos (tanque séptico ou fossa), onde o efluente bruto deixa o material sólido e areia devendo ser retiradoperiodicamente.

Vantagens do MBBR x Convencionais: Tolera maiores variações na qualidade do efluente.
A inclusão de recheios otimiza processos convencionais. Maior parte dos micro-organismos...
tracking img