Sistemas colaborativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas Colaborativos
O surgimento dos Sistemas Colaborativos se deu como uma forma de suportar um ambiente baseado em colaboração e posteriormente uma gestão do conhecimento. Mas de nada adiantará implantar um Sistema Colaborativo se não houver uma cultura de colaboração bem disseminada e consistente. É por esse motivo que antes de entrar nos detalhes acerca de Sistemas Colaborativos,abordarei o conceito de colaboração, começando com uma definição utilizada por Anabela Sarmento:
 "A colaboração é um princípio de trabalho em conjunto que produz confiança, integridade e resultados através de verdadeiro consenso, propriedade e alinhamento de todos os aspectos da organização”.
Analisando a definição acima, percebe-se que há alguns elementos que caracterizam e efetivam a colaboração.Esses elementos são os seguintes: trabalho conjunto, consenso e alinhamento de todos os aspectos da organização, que são atingidos através da Comunicação, Coordenação e Cooperação que juntas formam um ambiente de colaboração como mostra a Figura 01.
[pic]
Figura 01. Ambiente de Colaboração.
A criação de ambientes colaborativos requer ferramentas que possibilitem a comunicação independente de tempoe de espaço, permitindo a formação de grupos de trabalhos e equipes com diferentes conhecimentos e especialidades, porém com objetivos em comum. É nesse contexto que os Sistemas Colaborativos devem ser aplicados. A Figura 02 mostra a Ecologia dos Sistemas Colaborativos e os elementos que compõem esse ambiente.
[pic]
Figura 02. Ecologia dos Sistemas Colaborativos.
No entanto, as empresas quepretenderem implantar a “Colaboração Virtual” ou Sistemas Colaborativos devem iniciar o processo primeiramente com formas mais simples de trabalho e, posteriormente, passar para as formas mais complexas. Porém, antes disto é necessário responder seguintes perguntas:
01. Qual a natureza do trabalho em si que será realizado?
02. Quais as necessidades únicas ou singulares dos usuários que podem seratendidas de forma atrativa através de uma tecnologia de colaboração virtual?
A resposta a estas duas perguntas minimizará a “perda de sinal” (sinal loss) ou não ser eficiente quando trabalhando em um ambiente virtual, ou, ainda, não reter o máximo de poder das interações físicas.
Ignorar os atributos do trabalho (work) e do trabalhador (worker) implicará em um sinal fraco e conseqüentemente naperda do poder das interações físicas. Moldar uma tecnologia que dê apoio tanto ao trabalho quanto ao trabalhador além de minimizar a “perda de sinal” poderá, em alguns aspectos, amplificar o sinal, proporcionando não só a redução de custos, mas principalmente uma maior qualidade do trabalho.
O movimento ascendente na curva de colaboração virtual somente poderá ocorrer sob certas condições: se aplataforma tecnológica for suficientemente sofisticada para apoiar trabalhos mais complexos e se, simultaneamente, puder suprir as necessidades que os usuários (workers) levam em conta para que possam ser capazes de trabalhar em grupo efetivamente.
Existem três estágios na curva de colaboração virtual. O primeiro estágio é aquele em que o trabalho é mais rotineiro e exige um foco primário nascomunicações, no segundo estágio as tarefas exigem uma colaboração síncrona, a complexidade deste estágio pode ser ilustrada se considerarmos o desafio de se gerenciar um portfólio de projetos dentro de um ambiente distribuído e o terceiro estágio é aquele em que a necessidade de aprendizado organizacional se faz presente. A Figura 03 mostra a curva de colaboração virtual.
[pic]
Figura 03. Curva deColaboração Virtual.
A adoção de Sistemas de Informação Colaborativos provoca mudança na forma como as pessoas executam suas tarefas, podendo levar ao aparecimento de especialistas, uma vez que cada pessoa tem um papel mais específico na execução do trabalho. Outra observação que merece destaque é que Sistemas Colaborativos contém repositórios de informações e, portanto, as pessoas não...
tracking img