Sistemas caulinares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas caulinares
Um caule consiste basicamente em um eixo de sustentação que possui nós e entrenós. Comum nas dicotiledôneas é o tronco que é aéreo e ereto com ramificações em muitas ervas é comum um tipo de caule aéreo chamado de haste. Nas plantas do tipo monocotiledôneas e comum caule do tipo colmo estipe. Muitas espécies de plantas apresentam caules com adaptações especiais:
Rizóforo:crescem em direção do solo formando raízes que auxiliam na sustentação estabilização da planta.
Caules volúvel: do tipo aéreo, não é capaz de sustentar as folhas, ocorrem em certas plantas trepadeiras.
Caule rastejante: fixe-se ao solo por meio de raízes que se formam em apena um ponto do solo (Ex: caule do chuchu).
Caule rastejante do tipo estolho: Caule aéreo rastejante em que o enraizamentoocorre em vários pontos do solo (Ex: morangueiro)
Cladódio: caule aéreo com função fotossintetizante comum em regiões com escassez de agua com o cacto que apresenta folhas atrofiadas.
Rizoma: Caule subterrâneo, dele podem emergir folhas aéreas como na bananeira.
Tubérculo: caule subterrâneo rico em material nutritivo como o gengibre.
Bulbo – é ao mesmo tempo caule e folha subterrânea comoocorre na cebola onde a parte central chamado de prato refere-se ao caule e dele partem as folhas modificadas chamadas de catafilos.
Morfologia das folhas
A folha é formada de limbo, pecíolo, bainha e estipulas. O limbo é a porção achatada e ampla da folha e é a principal estrutura responsável pela fotossíntese e transpiração. Esta encontrada principalmente em leguminosa. Mais comum nasdicotiledôneas as folhas pecioladas apresentam o limbo preso ao ramo caulinar, já as monocotiledôneas prende-se por uma bainha. As folhas também possuem algumas adaptações especiais:
Gavinhas - pois se prende a um suporte. Nem sempre são modificações da folha podem ser modificações do caule também como ocorre em certas orquídeas.
Brácteas – folhas sempre presente na base da flor podendo ser coloridasatuando na atração de insetos e pássaros.
Folhas de plantas carnívoras – folhas modificadas para captura e digestão de insetos e outros animais pequenos.
Frutos e pseudofrutos
Os frutos auxiliam na reprodução das angiospermas, protegendo as sementes e auxiliando em sua disseminação. Correspondem ao ovário amadurecido, o que geralmente acontece depois da fecundação. Existem casos em que o ovárioorigina o fruto sem que tenha ocorrido a fecundação fazendo com que o fruto não possua sementes um exemplo é a banana os frutos podem ser classificados em carnosos e secos. Os carnosos são divididos em:
Baga (ex: uva);
Drupa (Ex: manga);
Deiscentes (Ex: ervilha).
Os secos são divididos em:
Indeiscentes (Ex: nozes)
Cariopse (Ex: milho)
Aquênio (Ex: fruto do girassol)
Samara (Ex: Cabreúva)Os pseudofrutos não se desenvolvem a partir de um ovário e tem estrutura suculenta podendo ser:
Simples - provenientes de uma so flor (Ex: maçã)
Agregados ou compostos – proveniente de uma única flor com vários ovários (Ex: morango)
Múltiplos ou infrutescências – proveniente do desenvolvimento de ovários de muitas flores que crescem de uma estrutura única (Ex: figo)
Disseminação das sementese dos frutos
A semente depois de seu desenvolvimento é disseminada no meio ambiente por vários mecanismos. A dispersão da semente é um mecanismo importante para o sucesso da espécie pois permite a exploração de novos ambientes. A disseminação pode ocorrer pelo vento, por meio de animais ou pela agua.


Fisiologia das angiospermas

Absorção
A absorção de agua e sais minerais ocorremprincipalmente na região dos pelos absorventes das raízes. A agua e os sais minerais tem que passar pelo citoplasma das células da endoderme por causa das estrias caspary antes de atingir o xilema. Os sais minerais são transferidos por processo ativo para dentro do xilema e a agua é transferida por osmose formando a seiva bruta que sera distribuída das raízes até as folhas. As plantas necessitam de...
tracking img