Sistemas bancarios em angola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema bancário de Angola


Apenas 11% da população angolana (cerca de 1.980.000 de habitantes), num universo de 18 milhões de habitantes, utiliza o sistema bancário para as suas operações.
Osdados referem – se ao ano de 2010, onde apenas 11% da população angolana (cerca de 1.980.000 de habitantes), num universo de 18 milhões de habitantes, utiliza o sistema bancário para as suasoperações.
Segundo o estudo efectuado e publicado pela KPMG, sobre o desempenho do sector bancário angolano, os números contrariam os investimentos feitos pelas instituições financeiras na expansão da suaactividade, sendo mesmo inferior à de outros países africanos ou de economias emergentes, o que deixa antever o potencial de crescimento desse segmento da economia.

Ao apresentar os resultados da“Análise ao Sector Bancário em Angola”, o presidente da KPMG em Angola, José Luís Silva, sublinhou que o sector continua a apresentar inúmeras oportunidades de crescimento e desenvolvimento, tendocomo referência a baixa taxa de penetração de serviços bancários. “Para incentivar este potencial de crescimento têm-se mantido um elevado ritmo de crescimento do investimento em infra-estruturas,sistemas e recursos humanos, de que é exemplo o reforço do sistema de pagamentos em ATM (Terminal Multicaixa) e de TPA (Terminal de Pagamento Automático)”.





Estrutura e composição do SistemaBancário Angolano

Das 23 (vinte e três) instituições financeiras bancárias autorizadas a funcionar em Angola, 3 (tres) são Bancos públicos, 12 (doze) são Bancos privados, 7 (sete) são filiais de Bancosestrangeiros privados e 1 (um) banco Misto, conforme o mapa abaixo.

RENTABILIDADE

A dinâmica da economia angolana tem propiciado um ambiente favorável ao desempenho do sistema bancário. Os proveitos deintermediação financeira, com destaque para os proveitos de crédito e proveitos de títulos e valores mobiliários, contribuíram para a expansão da margem financeira. De igual modo, contribuíram...
tracking img