Sistemas auxiliares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO VI - SISTEMA DE UTILIDADES

Este capítulo visa apresentar brevemente quais são as utilidades usadas na Unidade de Coqueamento Retardado da Replan.

1. SISTEMA DE VAPOR

A operação da unidade de coque requer o uso de vapor d’água como fonte de energia térmica e também para a utilização no próprio processo.

Além destas aplicações principais, o vapor pode serempregado com vantagens dentro da unidade numa série de outros serviços, tais como sangria de instrumentos que operam em condições de corrosão, erosão ou obstrução, em equipamentos para aquecimento ou limpeza, selagem, steam-out, etc.

A utilização do vapor para acionamento mecânico é tanto mais econômico quanto maior for o nível de pressão do vapor utilizado. Entretanto, algunsequipamentos não chegam a esgotar totalmente o vapor consumido, liberando-o em condições de ser utilizado (reaproveitado) ainda por outros equipamentos que operam sob níveis de pressão mais baixos.

Além disso, para certas aplicações o vapor de alta pressão não pode ser utilizado ou o seu emprego não é recomendável economicamente, quando se dispõe de vapor de pressão mais baixa. Na U980 não seráutilizado vapor neste nível de pressão.

Assim, para melhor atender as necessidades da U980, o vapor é distribuído em 3 níveis de pressão (além de um sistema de vapor superaquecido), sendo cada um considerado como um sistema isolado. São eles:

Vapor de Média Pressão

Vapor de Baixa Pressão

Vapor Superaquecido

Vapor de Selagem

1.1. VAPOR DE MÉDIA PRESSÃO

O vapor demédia pressão utilizado na U980 é fornecido pelo SETUT/CAFOR através do header de vapor de média pressão da refinaria.

A U980 não possui nenhuma fonte geradora de vapor de média pressão. O header de vapor de média pressão opera em torno de 13kgf/cm2 a 285oC e na U980 este coletor possui 12 polegadas de diâmetro (12") que supre a demanda da unidade.

O vapor de média pressão é omais conveniente para acionamento de turbinas de porte médio e para uma série de aplicações no processo, tais como:

Steam-out de equipamentos

Limpeza de amostradores

Acionamento de turbinas

Limpeza e sangria de tomadas de instrumentos (LT, LG, etc)

Deslocamento de produtos de linhas e equipamentos

Purga das câmaras dos F-9801A/B

Ramonadores dos F-9801A/B

Purga e teste depressão dos R-9801A/B

Descoqueamento dos F-9801A/B

Atomização do óleo combustível nos maçaricos dos F-9801A/B

O consumo de V13 na U980 está estimado da seguinte forma (valores em ton/h):

* Vazões utilizadas não continuamente.

1.2. VAPOR DE BAIXA PRESSÃO

A alimentação do vapor de baixa pressão é feita através de um header de 6” que se deriva do header de vapor deselagem (4,5kgf/cm2) e o controle de pressão é feito através da PCV-98131.

Esse header opera com 3,0kgf/cm2 de pressão e a 185oC de temperatura. O vapor de baixa é muito empregado em aquecimento de equipamentos, como vapor de purga ou em estações de serviço.

O condensado do vapor utilizado nos Refervedores da Torre Regeneradora de DEA (P-9835A/B) e no Tambor de Resíduo (V-9831) éreutilizado, retornando à CAFOR.

O consumo médio de vapor de baixa pressão na U980 está estimado em 11,1 ton/h, sendo:

5,5 ton/h no P-9835A

5,5 ton/h no P-9835B

0,1 ton/h no V-9831

1.3. VAPOR SUPERAQUECIDO

O vapor superaquecido é oriundo do sistema de vapor de média pressão. Uma derivação do coletor geral de vapor de média passa pela zona de convecção dosF-9801A/B através de uma serpentina, recebendo antes disto uma injeção de água de caldeira de alta pressão para controle de temperatura. Ao passar pela serpentina, este vapor troca calor com os gases de combustão dos fornos, promovendo seu superaquecimento.

A temperatura de operação deste sistema de vapor é de 400oC e a pressão é de 13,0kgf/cm2 aproximadamente. No caso de falta do vapor...
tracking img