Sistemas as400

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Dinis de Melo
Tecnologias Informáticas
09
“Sistemas de grande porte”
“As400”

Diogo Calado 12ºB Nº3

Índice:

Índice: 2
Introdução: 3
Sistemas de Grande Porte 4
Evolução e Definição 4
Onde são Aplicados 5
Características 6
Exemplos de Sistemas 6
Sistema AS/400 7
Características 8
Organização 9
Mais especificações 9
Objectos 10
Livrarias ou Bibliotecas11
Linguagens do Sistema 12
Conclusão 13
Bibliografia 14

Introdução:

No âmbito da disciplina Tecnologias Informáticas do Curso Tecnológico de Informática, foi proposto a elaboração de um trabalho que tinha como objectivo dar a conhecer os sistemas de grande porte (ultimo capitulo do manual adoptado pela escola).
Com este trabalho pretende-se dar a conhecer aos leitores todas asvantagens dos sistemas de grande porte bem como as arquitecturas de computadores que os suportam, mais propriamente o sistema As400 da ibm.
Espera-se que sejam cumpridos todos os objectivos que foram impostos para a elaboração do trabalho, fazendo com que o trabalho se torne útil para uma boa compreensão das novas tecnologias existentes nos dias de hoje.

Sistemas de Grande Porte

Evolução eDefinição
Os sistemas operativos têm evoluído muito, desde da criação do tão “velhinho” MSDOS.
Sistemas como o MAC OX, Linux, ou o famoso Windows, têm prosperado no mercado informático, e são destinados essencialmente para usar num computador pessoal.
Mas quando existe um acesso constante a uma grande quantidade de dados e informação, é necessário recorrer a um computador mais potente e eficaz, e compouca probabilidade de falhar.
Estes computadores têm o nome de mainframes, e oferecem serviços de processamento a milhares de utilizadores através de milhares de terminais conectados directamente ou através de uma rede. São computadores que geralmente ocupam um grande espaço e necessitam de um ambiente especial para o seu funcionamento, que inclui instalações de refrigeração. Este espaço tem onome de DataCenter, e são salas especiais dotadas de sistemas de monitorização 24 horas por dia, alimentação ininterrupta, com apoio de diversos sistemas de backup de energia, ar condicionado, sistema de detecção e extinção de incêndios e acessos condicionados com segurança 24 horas por dia.
Consequentemente, para trabalhar com estes computadores de grande porte, foi necessário desenvolver-sesistemas á altura.
Estes sistemas de grande porte, são sistemas direccionados para a partilha de dispositivos, dados e programas em grande quantidade. Permitem a ligação de milhares de utilizadores através de milhares de terminais, simultaneamente. São sistemas multiutilizadores e multitarefas.

Onde são Aplicados

Embora as mainframes, e os sistemas de grande porte, estejam a perder terreno paraservidores de arquitectura PC e UNIX, ainda são muito usados em duas grandes áreas: empresarial (instituições bancárias, empresas de transporte, etc.) e educacional
(universidades, etc.).
Em ambas as áreas se justifica o uso de mainframes, e consequentemente o uso de sistemas de grande porte, pois existe uma enorme quantidade de utilizadores com a necessidade de acederem simultaneamente a umgrande volume de dados.
Por exemplo, uma instituição bancária utiliza todos os dias uma gigantesca quantidade de dados e informação. Será que tamanha quantidade de informação poderia existir em computadores normais? Claro, que não! Isto porque quantidades “colossais” de dados, como as de uma entidade bancária, necessitam de ser utilizadas e acedidas diariamente, e simultaneamente por milhares deutilizadores, e computadores normais não têm a capacidade de armazenamento, processamento e de memória necessários para isso.
Outros exemplos que podemos verificar são o sistema de reservas de passagens de uma companhia aérea. Neste sistema há uma necessidade e armazenamento em grande escala (de dados dos utilizadores e das reservas realizadas), bem como uma contínua solicitação de processamento...
tracking img