Sistemas apoio a tomada de decisao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito:
SAD é um sistema de apoio à tomada de decisão que é composto por uma classe de Sistemas de Informação (SI), pois analisa um grande numero de variáveis para se obter o posicionamento daquestão, gerando possibilidades e reproduzindo cenários de acordo com premissas e dados estabelecidos.
Características:
Trabalhar com diversas fontes de dados:
Utilizando o SAD é possível buscarinformações em banco de dados diferentes, mesmo que estejam em lugares distintos.
Variedade nos Relatórios:
O SAD disponibiliza os relatórios com uma variedade maior de formatos, mostrando somente asinformações necessárias.
Análise de Sensibilidade, Simulação e Análise de Tomada de Decisão.
Pois é possível modificar hipoteticamente os dados franqueando uma visão do que acontecerá se aqueladecisão for tomada.
Objetivo:
O objetivo dos SAD é o apoio ao administrador, gerente ou gestor nas atividades de tomada de decisão e não a substituição do tomador de decisões.

Estrutura:
Oscomponentes de SSD incluem um banco de dados usado para consulta e análise, um sistema de software com modelos, datamining e outras ferramentas analíticas e uma interface com o usuário.
O banco de dadosSAD contem uma coleção de dados atuais e históricos, os sistemas de software que pode conter várias ferramentas OLAP e a interface do SAD pode ser física, matemática ou verbal.
Exemplos de métodos:Modelos estatísticos, modelos de otimização, modelos de previsão, modelos de biblioteca, modelos de análise de sensibilidade.

Arquitetura:
- Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD):Gerenciador de Dados armazena a informação (que pode ser um repositório organizacional tradicional; remoto, com a utilização da internet para acesso, ou personalizado para cada usuário).
- SistemaGerenciador de Modelagem Básica (MBMS).
Gerenciador de Modelagem que faz a representação de eventos, fatos ou situações (usando vários tipos de modelos, dois exemplos são modelos de otimização e modelos...
tracking img