Sistemas Agroflorestais

Páginas: 18 (4266 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2013
SISTEMAS AGROFLORESTAIS – UMA ALTERNATIVA PARA AGRICULTURA FAMILIAR




INTRODUÇÃO

Os modelos de agricultura extensiva hoje em uso no Brasil, como o monocultivo, exigem a aplicação de grande quantidade de produtos químicos, tais como adubos e defensivos agrícolas. Os usos excessivos desses produtos podem afetar várias espécies de micro-organismos benéficos que vivem no solo (Fearnside &Barbosa, 1998; Hodnett & Pimentel, 1995).
A demanda pela pesquisa agroflorestal na Amazônia, é crescente devido à necessidade de alternativas tecnológicas e inovações que visem ao desenvolvimento socioeconômico regional e substituam a agricultura migratória, dois dos grandes desafios que ainda persistem na região. Quando se fala na Amazônia em termos de agricultura e manejo de culturas – anuais eperenes, há uma concordância em se manter o sistema de agricultura convencional, para o suprimento de alimentos da região, porém outro problema acentuado é a expansão da pecuária extensiva, o que acarreta modificações paisagísticas e ambientais.
Com o passar dos anos e do uso indiscriminado do solo Amazônico e da falta de conhecimento técnico e produtivo levam esses solos ao nível deimprodutivos, comprometendo a cadeia produtiva da região como um todo.
Os resultados refletem na degradação dos solos, assoreamento de rios, igarapés e destruição de áreas de floresta nativa com uma riqueza de recursos potencialmente úteis para o homem, que podem não ter sido sequer conhecidos e identificados (Fernandes et al., 1994; Serrão et al.,1998).
Uma das alternativas para esses problemas é a adoçãode novas formas de produção que conciliem a produtividade e a conservação do solo nas regiões tropicais. Estes sistemas são formas de cultivos em que se associam, numa mesma área, árvores e arbustos com cultivos agrícolas ou com animais, de maneira simultânea ou escalonada no tempo (MONTAGNINI, 1992; NAIR, 1993).
Teoricamente, a maioria dos SAFs, se não todos, possui os atributos, a saber,(ICRAF, 1982):
- Produtividade: o aumento da produção e da produtividade são atributos especiais de um SAF, podendo ser alcançado por meio do incremento de produção dos cultivos intercalares e das plantas arbustivas ou arbóreas. Também ocorre a redução dos insumos e a melhoria da eficiência no uso da mão-de-obra.
- Sustentabilidade: o plantio de espécies em estratos arbóreos em associação complantas herbáceas e com funções complementares no ambiente, conserva a fertilidade do solo de forma duradoura.
- Aceitabilidade: qualquer que seja o modelo proposto é de fundamental importância que o sistema agroflorestal seja aceito e melhorado pela comunidade local.
Dessa maneira, estudos específicos sobre a viabilidade econômica de investimento em sistemas agroflorestais (SAFs), comoalternativa para a diversificação da produção e renda, e recuperação ambiental em regiões onde se pratica a agricultura tropical têm sido cada vez mais necessários. (BENTES-GAMA et al., 2005).

1 HISTÓRICO

A prática de plantio de árvores com culturas agrícolas é bastante antiga, através da qual se procura obter os efeitos benéficos das estruturas florestais, como no uso do sistema de agriculturamigratória e dos “jardins domésticos” (“home gardens”).
É importante lembrar que as vegetações naturais, entre elas as florestas e outras formações lenhosas, cobriam as áreas que hoje estão sob uso agrícola. Portanto, o contato entre espécies domesticadas e as árvores era muito mais frequente naquela época do que é atualmente.
O método “taungya”, que associa espécie florestal a cultivos agrícolasdurante os primeiros anos da floresta, era usado em Burma desde o início do século XIX, na busca de uma maior eficiência nos plantios de teca (Tectona grandis) (BLANFORD, 1958).
A partir do século XX, o método “taungya” tornou-se cada vez mais popular entre os florestais, como um método capaz de reduzir o custo de estabelecimento de plantios florestais (KING, 1990).
O método foi disperso por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas Agroflorestais
  • Sistema Agroflorestais
  • Sistemas agroflorestais
  • Sistemas Agroflorestais
  • SISTEMAS AGROFLORESTAIS
  • sistema agroflorestal
  • Sistemas agroflorestais
  • Sistemas Agroflorestais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!