Sistemas abertos e fexados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1
Passo 4

Quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados de CO

Para fazermos um posicionamento comparativo iniciaremos este trabalho sintetizando sistema como unidades ou elementos combinados em um todo organizado, que tem suas interligações e características em um todo e não no seus elementos em particular. Os elementos integrantes tem os seus objetivos e restrições em comum.Eles são formados da seguinte ordem, primeiro o sistema é formado por subsistemas e vai ser integrado a um super sistema que está ligado ao mercado ou a comunidade. Os sistemas podem operar simultaneamente em sério paralelo.

Existem uma grande variedade de sistemas e várias formas de classificá-los como:

➢ Quanto a sua constituição, eles podem ser físicos ou abstratos, os físicossão compor por máquinas e objetos reais. Os  abstratos são compostos por hipóteses, idéias, planos e conceitos.

Na verdade um complementa o outro, o sistema físico formado por máquinas precisa do sistema abstrato, que seriam os programas para poder executar as suas finalidades e vice-versa. Podemos classificá-los ainda em sistemas fechados e abertos.

Parâmetros dos Sistemas

Posso dizer emuma definição geral, que os sistemas são como um conjunto de elementos que possui um serie de relações com seus atributos. Caracteriza-se um sistema por seus determinados parâmetros, isto é, parâmetros são constantes arbitrárias que se caracterizam por suas propriedades, o valor e as descrições das dimensões do sistema. Seus parâmetros são:

• Entrada ou Insumos - é a força de partida dosistema que fornece a energia para operação do mesmo;
• Saída ou Produto - é a finalidade para qual se reuniram elementos e relações do sistema, e outra coisa que é importante observarmos é que os resultados de um sistema são sempre finais;
• Processador ou Transformador - é o fenômeno que produz mudanças, é um mecanismo de conversão das entradas e saídas. O processador é representadogeralmente pela caixa preta, nela entram os insumos e dela saem os produtos. Sua exploração é feita através de informações e definições comportamentais e operacionais.
• Retroação ou Retro-informação - é a função do sistema que visa comprar a saída com um padrão pré-estabelecido. Retração tem por objetivo um estado de um sistema sujeito a um monitor. Monitor seria um tipo de guia de direção eacompanhamento, um  de seus princípios visa manter ou aprimorar o desempenho do processo, fazendo com que seu resultado esteja sempre adequado ao padrão escolhido.

• Ambiente - é o meio que envolve externamente o sistema. O sistema aberto recebe muito influências do ambiente, ele tem que estar sempre se adaptando para poder sobreviver e o ambiente é que determina isto, porque entre ele e osistema existe uma grande troca de energia, materiais e informações.

 

Sistemas Fechados

O sistema fechado seria um sistema que não é influenciado ou não apresenta relações com meio ambiente, tendo poucas trocas de energia e matéria com o meio, não recebendo desta forma qualquer influência  ambiental, posso citar as máquinas como exemplo.

Sistemas Abertos

O sistema aberto já seria ocontrário do fechado, ele apresenta relações de intercâmbio com o ambiente, ele recebe muitas influências e troca energia e matéria com o meio, e está sempre se adaptando a ele. Como exemplo, posso citar o nível dos indivíduos, o nível dos grupos, a sociedade e outros.

O modelo de sistema aberto é sempre um complexo de elementos em interação e intercâmbio contínuo com o ambiente. A empresa reagea seu ambiente ajustando-se e adaptando-se a ele para sobreviver, e muda seus mercados, produtos, técnicas, e estruturas. O sistema aberto tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até auto reprodução, naturalmente sob certas condições ambientais.

Abaixo estão as seis funções primárias ou principais de uma empresa que se inter-relacionam, mas podem ser estudas...
tracking img