Sistemas abertos e fechados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Organização, Sistemas e Métodos

Aula II (19/03/2001)
(conteúdo extraído de Organização, Sistemas e Métodos - Vol I, Maria Esmeralda Ballestero Alvarez - McGraw Hill - 1990)

EscolaSistêmica
1950 - Bertalanffy busca, através da proposta da Teoria Geral dos Sistemas, uma conceituação geral que unisse e fundamentasse os diversos campos da ciência

Abordagem sistêmica - não introduznovos elementos formadores de uma ou diversas ciências, mas sim uma nova forma de encará-las.

Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem, como objetivoscomuns, formando um todo e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema, cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter, se funcionassemindependentemente.

Qualquer conjunto de partes unidas entre si poder ser considerado um sistema, desde que a relação entre as partes e o comportamento do todo seja o foco de atenção.

Tendêncianatural dos sistemas - desgaste. Tendência denominada entropia. À medida que a entropia aumenta, os sistemas se decompõem e existe a tendência para que este estado ocorra em função do tempo.

Por outrolado, à medida que aumenta a informação, diminui a entropia, pois a informação é a base da configuração e ordem. Se por falta de comunicação ou ignorância, os padrões de autoridade, as funções, ahierarquia de uma organização formal passam a ser gradativamente abandonadas, a entropia aumenta e a organização vai se reduzindo a formas gradativamente mais simples e rudimentares de indivíduos e degrupos. Informação como meio ou instrumento de ordenação do sistema.

Por outro lado, existe um equilíbrio dinâmico entre as partes do sistema, denominado homeostase (estado de equilíbrio do organismovivo em relação às suas várias funções e à composição química de seus fluídos e tecidos). Os sistemas têm uma tendência a se adaptarem a fim de alcançarem um equilíbrio interno face às mudanças...
tracking img