Sistema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Embraiagem
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Disco de embreagem. O centro estriado permite o acoplamento perfeito ao veio primário da caixa de velocidades.

Desmontagem da embreagem para compreensão: o volante (ciano), o disco de embreagem (laranja e verde), anel de impulso (azul escuro), prato de pressão (castanho e branco) forquilha de embreagem(cinzento).
A embraiagem (português europeu) ou embreagem (português brasileiro) é o mecanismo utilizado nos automóveis para transmitir a rotação do volante do motor para as engrenagens da caixa de velocidades que, por sua vez, irá desmultiplicar essa rotação (consoante a engrenagem - ou mudança - selecionada) e transferi-la para o diferencial através do eixo. A transmissão entre o volante, fixado pormeio de parafusos à cambota, e a caixa de velocidades dá-se através da pressão do disco de embreagem, um disco delgado de aço de elevada tenacidade cujas faces estão revestidas com um material de fricção, contra o volante do motor. Quando o disco está fixado contra o volante, a força de aperto deverá ser suficientemente grande para não permitir deslizamentos entre as duas superfícies - patinagem.O disco, na sua posição natural, é apertado contra o volante através do prato de pressão. Com a pressão do pedal da embreagem, as molas (ou outro sistema de pressão, como a embreagem de diafragma) aliviam a pressão do prato, suprimindo o contrato do disco com o volante e, consequentemente, interrompendo a transmissão de força motriz para a caixa de velocidades. É de salientar que, neste momento,ocorre uma gradual dessincronização entre a rotação da cambota e o veio primário da caixa de velocidades.
Por vezes os condutores optam por mandar reforçar a embreagem de forma a suportar binários maiores e dessa forma aumentar a sua longevidade. Este reforço pode ser em cerâmica ou kevlar e é muito utilizado em carros alterados (tuning).
Tipicamente uma embreagem é mudada entre os 120.000km e180.000km, mas dependendo do estilo de condução poderá gastar-se ao fim de apenas 40.000km. Por vezes, também é necessário substituir o volante motor.

Constituição do motor

Componente responsável por gerar a energia que faz mover o automóvel. A maioria dos automóveis actualmente comercializados recorre a motores de combustão interna a quatro tempos seguindo o ciclo Diesel ou Otto. No campodas energias alternativas surgem os motores eléctricos alimentados por baterias, pilhas de combustível ou por uma gerador. Neste último caso, o gerador é normalmente accionado por um motor Diesel ou por uma turbina a gás.
» Biela
» Bloco
» Carter
» Óleo
» Cilindrada
» Diâmetro
» Cilindro
» Colector de admissão
» Colector de escape
» Curso
» Êmbolo
» Pistão
» Taxa de compressão» Válvula
» Volante do motor
» Acelerador
Componentes do Sistema de Suspensão
Postado em: 06/2009

O sistema de suspensão é um sistema que contém um conjunto de peças que trabalham em constante movimento, com o objetivo de absorver e acompanhar as saliências da pista, oferecendo desempenho ao automóvel.
O sistema conta com o principal componente denominado amortecedor. O amortecedor é um componentedesenvolvido na década de 30 com o objetivo de ajudar, com o auxílio da mola, a absorver os impactos gerados na condução do automóvel. Na verdade o amortecedor é um componente essencial no funcionamento da suspensão.  Sem o amortecedor o automóvel só contaria com a mola, com velocidades acima de 30 Km/h o efeito de ação e reação da mola torna-se um inconveniente, fazendo o carro quicar o tempotodo. O amortecedor  foi criado para cortar o efeito da mola, assim, a mola se comprime ou se estende e o amortecedor, com o efeito mais lento e dinâmico, corta a ação da mola e o automóvel se mantém estável.

[Amortecedor dianteiro com prato de apoio para a mola]
A mola de suspensão é outro componente ligado diretamente a função de absorver as irregularidades da pista. A mola de suspensão...
tracking img