Sistema o

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas Operacionais
2 Conceito 3
3 Principais sistemas operacionais 4
3.1 Windows 4
3.2 Mac Os 5
3.3 Linux 7
3.3.1 Características dos principais sistemas operacionais 8
4 Escolha do Sistema Operacional 9
5 Figuras 10
6 Tabulação 12
7 Referências Bibliográficas 13

Conceito
Um sistema operacional é uma coleção de programas que tem como objetivo gerenciar asfunções do processador e também ter o controle dos dispositivos. O sistema operacional tem todos os comandos básicos que os aplicativos vão usar. Ele controla todos os processos de função definida do computador, como, calcular, digitar, jogar. Sem o sistema operacional o computador não funcionaria. Ele serve de inicialização do hardware do computador, fornece gerência, escalonamento e interação detarefas, mantém a integridade do sistema, ele funciona como um administrador e executor dos usuários, sem que eles possam de alguma maneira interferi entre si.

Principais sistemas operacionais
Atualmente existe milhares de tipos e versões de Sistemas Operacionais,como, Ms-Dos, Unix, Netware porém o que mais se utiliza e consequentemente são os mais conhecidos são:
- Windows
- Mac Os
- LinuxWindows
Windows(Figura1), ou como era chamado 'antigamente' Microsoft Windows é um sistema operacional criado pela empresa Microsoft, fundada por Bill Gates e Paul Allen. A Microsoft, em setembro de 1981, começou a desenvolver um Gerenciador de Interface - que mais tarde, foi renomeada para Microsoft Windows - porém só em 1985 é que o produto começou a ser comercializado com o nome de Windows1.0(Figura2). Seu significado é decorrente de sua interface gráfica que possui janelas que exibem informações e recebem respostas através dos cliques do mouse ou através do teclado. Esse primeiro projeto consistiu para o usuário a possibilidade do uso de mais de um programa ao mesmo tempo, utilização do mouse que até então não existia, interface colorida e aplicativos básico como calendário, jogo,calculadora, relógio entre outros. Em 1987, surgiu o Windows 2.0(Figura3), uma versão mais atualizada, com gráficos, recursos e ferramentas melhores. E houve a inclusão dos programas MS Excel e MS Word. Contudo, o Windows só começou a ser considerado tecnicamente como um sistema operacional em 1993 com o lançamento da versão Windows NT. As versões anteriores ao Windows NT eram apenas um sistemagráficos executados sobre sistemas compatíveis com DOS, como MS-DOS, PC-DOS. O Windows NT permitiu mais seguranças ao usuários, pois até então as versões anteriores não eram confiáveis o bastante. Não utiliza mais o MS-DOS, podia-se remover, atualizar ou substituir qualquer módulo sem ter que alterar o resto do sistema. Ele não era muito popularizado até ao aparecimento do Windows 2000 (NT 5.0). OWindows 2000(Figura4) foi o marco do começo da era NT. Ele era organizado em camadas, permitiu a execução de aplicações escritas para outros sistemas operacionais, permitia facilidade de uso, compatibilidade com a Internet e suporte para computação móvel, dispositivos USB, Firewire e Infravermelho. Atualmente, a Microsoft lançou o Windows 8(Figura5) com interface Metro e com funcionalidades focadasna integração do uso de dispositivos móveis, como tablets, smartphones, além do notebooks. E que nada mais é que um melhoramento da versão 7 onde os modos de trabalhar com as janelas, podem se agarrar as outras para melhorar a visualização e organização na tela, funcionalidades para telas sensíveis ao toque, que permite usar os dedos para navegar na Internet, abrir fotos e melhoramento na barra detarefas.
Mac Os
A Apple Computer(Figura6) foi fundada em 1 de Abril de 1976, por Steven Wozniak e Steven Jobs. A logo da maçã da Apple foi criada dando referência a Isaac Newton: a mordida o senso da descoberta. Nesse mesmo ano Wozniak desenhou o que seria o Apple I, um computador de RAM de 8KB a 32KB e processador MOStek 6502 de 1 MHz. O computador não fez muito sucesso. Até que em 1977...
tracking img