Sistema uro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Uro-genital

O aparelho urinário está relacionado com a filtração das impurezas do sangue. No caso, os filtrados nitrogenados. Quando o sangue passa pelos rins, as substâncias indesejadas ou as excretas são filtradas no rim e são eliminadas pela urina, principalmente os compostos nitrogenados (uréia em especial). Quaisquer medicamentos ou drogas que tomemos e que circulem nos nossostecidos através do sangue são filtrados no sistema renal. Essas substâncias são secretadas pelos túbulos renais. Os aparelhos genital e renal se localizam no abdome, sendo os órgãos excretores retro peritoneais ( lembrando que o peritônio é uma membrana dupla de tecido conjuntivo que forra a parede interna do abdome e quando está colado à esta é chamado de peritônio parietal; e que os órgãos queestão revestidos pelo peritônio são os órgãos intraperitoneais e os que estão fora deste são chamados retro peritoneais). Pâncreas, rins e glândulas supra-renais são retro peritoneais.

RINS: O aparelho renal localiza-se na porção posterior do abdome. O aparelho excretor é constituído de órgãos pares (rim direito, rim esquerdo). Sobre os rins encontra-se as glandulas supra-renais. O rim esquerdo é umpouco mais baixo que o rim direito. Para identificar o lado (posição anatômica) verifica-se que sua parte posterior vai ter duas bordas (uma lateral e uma medial) e dois polos (um superior e um inferior). Enquanto que a parte anterior vai ser mais abaulada (mais proeminente) do que a parte posterior. Quando há o tecido da glândula supra-renal, fica mais fácil de se observar a posição anatômica,já que é só colocar o hilo (incisura, chanfradura- porta de entrada ou saída de vasos, nervos e ureteres) voltado para a posição mediana e o tecido supra renal para cima. Os ureteres são dois tubos de mais ou menos 25cm que possuem uma camada serosa (túnica adventícia), uma camada muscular (musculatura lisa, longitudinal) e uma camada mucosa. Levam a urina dos rins para a bexiga (órgãoreservatório) infiltrado-se na sua porção posterior e inferior através dos óstios do ureter. Sua vascularização é feita pelas artéria e veia renal sendo a veia anterior à artéria. As veias drenam para a cava inferior e a artéria sai diretamente da aorta abdoninal. Envolvendo o rim há uma cápsula de tecido conjuntivo que é chamada de fáscia renal (não confundir com a cápsula renal que é uma membrana datecido conjuntivo que está colada no tecido renal superiormente e inferiormente). Dentro da fascia renal há um tecido gorduroso, que circunda todo o rim e prende a capsula renal à fáscia renal, chamado de tecido peri-renal. Por fora da fáscia renal há mais tecido gorduroso chamado de tecido gorduroso para-renal. Quando a pessoa perde peso rapidamende (pode ser por diabetes ou cirurgia bariátrica)esses dois tecidos gordurosos podem diminuir muito fazendo o rim cair e às vezes alojar-se na cavidade pélvica (ptose renal).
- Um corte longitudinal, mas na posição coronal do rim, mostra que o rim possui uma região mais periférica (CORTEX RENAL) e uma região mais central (MEDULA RENAL). Logo, o rim também vai ter uma regiao cortical e uma medula.
- Quando observado o perfil do tecido do córtexrenal, é visto alguns prolongamentos ate a medula, sendo este prolongamento não contínuo. São apenas projeções do córtex que chegam ate a medula. Essas projeções são as chamadas colunas renais.
- Entre as colunas renais existe um tecido piramidal, sua base é voltada para a periferia e o ápice voltado para o centro. As pirâmides já ficam na medula renal. Logo, intercalando coluna renal, tem-se aspirâmides renais.
- As pirâmides renais, em torno de umas 15 em cada rim, elas projetam o seu ápice para a regiao mais central que seriam os cálices renais. Esses cálices renais, aproximadamente em número de 12, são os cálices menores.
- Os cálices menores por sua vez se agrupam em 3 ou 4 e desembocam no cálice maior. Esse cálice maior segue com a pelve renal (também chamada de bacinete). E...
tracking img