Sistema urinario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Visão Geral

O sistema urinário consiste em dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra. Após filtrarem o sangue, os rins restituem a maior parte da água e muitos solutos a corrente sanguínea. A água e os solutos remanescentes constituem a urina, que passa pelos ureteres e é armazenada na bexiga urinária até ser expelida do corpo através da uretra.
Os rins executam o principaltrabalho do sistema urinário. As outras partes do sistema são essencialmente vias de passagem e áreas de armazenamento temporário.

Função dos rins

• Regulação dos níveis iônicos no sangue: Os rins ajudam a regular os níveis sanguíneos e vários íons, principalmente o íons, principalmente os íons sódio (Na+), potássio (k+), cálcio (Ca2+), cloreto (Cl) e fosfato (HPO42).

• Regulação do volumee da pressão sanguínea: Os rins ajustam o volume sanguíneo no corpo, restituindo a água ao sangue ou eliminando a urina.

• Regulação do pH sanguíneo: Os rins regulam a concentração de íons H+ no sangue, excretando uma quantidade variável dos mesmos na urina.

• Produção de Hormônios: Os rins produzem dois hormônios: o calcitriol, a forma ativa da vitamina D, que ajuda a regular a homeostasedo cálcio, e a eritropoietina, que estimula a produção de glóbulos vermelhos.

• Excreção de resíduos: Formando a urina os rins ajudam a excretar os resíduos – substâncias que não têm uma função útil no corpo. Alguns resíduos excretados na urina resultam das reações metabólicas do corpo. Esses incluem a amônia e a uréia, provenientes da degradação de aminoácidos.

Estrutura dos rins

Osrins constituem um par de órgãos avermelhados em forma de grão de feijão. Eles se situam de cada lado da coluna vertebral, entre o peritônio a e parede posterior da cavidade abdominal, no nível da décima- segunda vértebra torácica e das três primeiras vértebras lombares.

Anatomia externa dos rins

Cada rim é recoberto pela cápsula fibrosa do rim, uma bainha de tecido conjuntivo, lisa etransparente, que ajuda a manter a forma do rim e serve como uma barreira contra os traumas. Uma massa de tecido adiposo circunda a cápsula fibrosa do rim, acolchoado esse órgão. Juntamente com uma camada fina de tecido conjuntivo denso não-modelado, o tecido adiposo ancora o rim á parede posterior do abdome.

Anatomia interna dos rins

Os rins têm duas regiões principais: uma região externa, decor avermelhada-clara, denominada córtex renal e uma região interna, marrom- avermelhado escura, denominada medula renal. Dentro da medula renal, há várias estruturas cônicas as pirâmides renais. Projeções internas do córtex renal, denominadas colunas renais, preenchem os espaços entre as pirâmides renais. A urina formada no rim drena e uma grande cavidade afunilada, chamada pelve renal, cuja margemcontém estruturas caliciformes denominadas cálices renais maiores e menores.

Néfrons

As unidades funcionais dos rins são os néfrons, que totalizam aproximadamente um milhão em cada rim. Um néfron consiste em duas partes: um corpúsculo renal, onde o plasma sanguíneo é filtrado, e um túbulo renal no qual passa o líquido filtrado, chamado filtrado glomerular. À medida que o líquido se move aolongo dos túbulos renais, a ele são adicionados os resíduos e substâncias excessivas, enquanto os matérias úteis retornam ao sangue nos vasos capilares peritubulares.

Funções do Néfron

Para produzir a urina, os néfrons e os túbulos coletores realizam três processos básicos - a filtração glomerular, a reabsorção tubular e a secreção tubular.

• A filtração é a forçar os líquidos e assubstâncias dissolvidas menores do que um certo tamanho através de uma membrana sob pressão.

• A reabsorção tubular ocorre quando o filtrado glomerular flui ao longo do túbulo renal para o túbulo coletor.

• A secreção tubular também acontece quando o filtrado glomerular flui ao longo o túbulo renal para o túbulo renal para o túbulo coletor.

Taxa de filtração Glomerular

A quantidade de...
tracking img