Sistema urinário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR PATOS DE MINAS

SISTEMA URINÁRIO

ÓBIDOS-PARÁ
2012
SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR PATOS DE MINAS

Claudir Marinho Gomes

SISTEMA URINÁRIO

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Anatomia Humana, sob a orientação do Professor Paulo Tavares.

ÓBIDOS-PARÁ
2012

SISTEMA URINÁRIO

O sistema urinário é um dossistemas excretores. O conjunto de órgãos é responsável pela filtração do sangue produzindo urina e controlando o equilíbrio hídrico do corpo. Constituem-se órgãos urinários, 02 (dois) rins que produzem a urina, 02 (dois) ureteres que conduzem a urina do rim até a bexiga, 01 (uma) bexiga que é responsável por armazenar a urina temporariamente e 01 (uma) uretra a qual é responsável por expelir a urinapara o meio externo. Na urina encontramos ácido úrico, ureia, sódio, potássio, bicarbonato, etc.
Os rins são dois órgãos, que possuem formato similar ao de um grão de feijão, ficam localizados na parte posterior do abdômen e anterior aos músculos lombares. Sua coloração é vermelho-parda, o rim esquerdo é um pouco mais comprido e mais estreito do que o direito, que por sua vez situa-seligeiramente abaixo do rim esquerdo.
Na margem medial côncava de cada rim fica situada uma fissura que é denominada de Hilo Renal, por onde passa o Pedículo Renal que é formado pela Artéria Renal, Veia Renal e a Pelve Renal. No hilo, a veia renal está anterior à artéria renal, que está anterior à pelve renal. Os rins apresentam 02 (duas) faces, 02(duas) bordas e 02 (duas) extremidades, as faces anterior eposterior são lisas, porém a anterior é mais convexa e a posterior mais plana, na extremidade superior fica localizada a Glândula Supra-Renal.
A anatomia interna dos rins apresenta as pirâmides renais, onde a extremidade mais larga de cada pirâmide, bispa o córtex renal, a mais estreita chamada de papila renal, aponta para o hilo. Os segmentos do córtex renal que se estendem entre as pirâmidessão chamadas colunas renais.
O córtex e as pirâmides renais formam a parênquima do rim, onde ficam localizadas as unidades funcionais dos rins, cerca de 1 (um) milhão de estruturas microscópicas chamadas NÉFRONS.
Os néfrons são unidades produtoras de urina, possuem forma peculiar, inconfundível, e admiravelmente adequada para sua função de produzir urina.
O néfron é formado pelo CorpúsculoRenal que constituem cápsula glomerular ou de bowman e glomérulo que é uma rede de capilares sanguíneos enovelados dentro da cápsula glomerular, e pelo Túbulo Renal que por sua vez constitui túbulo contorcido proximal, alça do néfron ou de Henle, túbulo contorcido distal, túbulo coletor.
A urina desenvolvida pelos néfrons drena para os grandes ductos papilares, que se estendem ao longo das papilasrenais das pirâmides. Os ductos drenam para estruturas chamadas cálices renais, menor e maior.
O cálice renal menor recebe urina dos ductos papilares de uma papila renal e a transporta até um cálice renal maior. Do cálice renal maior, a urina drena para a grande cavidade chamada pelve renal e depois para fora, pelos ureteres.
Os Ureteres são dois tubos que transportam a urina dos rins para abexiga, e medem cerca de 6 mm de diâmetro e 25 a 30 cm de comprimento, sua extremidade superior fica localizada na parte interna do rim e é denominada de pelve renal. Os ureteres percorrem por diante da parede posterior do abdômen, penetrando em seguida na cavidade pélvina, abrindo-se no óstio do ureter situado no assoalho da bexiga urinária.
Em decorrência de seu trajeto um ureter é dividido emabdominal e pélvica. A urina se move ao longo dos ureteres em resposta à gravidade e ao peristaltismo.
A bexiga urinária tem como função armazenar temporariamente a urina, a bexiga vazia fica localizada inferiormente ao peritônio e posteriormente à sínfise púbica, quando cheia, ela se eleva para a cavidade abdominal.
É um órgão muscular oco, elástico que, nos homens situa-se diretamente...
tracking img