Sistema unico de saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
















































sus

























SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO ......................................................................................3
2. DESENVOLVIMENTO............................................................................4
3. CONCLUSÃO........................................................................................9
4. REFERENCIA ......................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos abordar o tema SUS (Sistema Único de Saude), que garante acesso integral, universal e igualitário á população brasileira, com o objetivo de conhecer sua estrutura,as leis e suadiretrizes.Obtendo informações que permitam caracterizar o desenvolvimento da atividade de planejamento no SUS, em nível federal, estadual e municipal. Conhecendo as condições de infra-estrutura física, tecnológica e de suprimento logístico disponível à atividade de planejamento nas três esferas de gestão para que tenhamos um conhecimento mais profundo sobre esse sistema aonde somos os principaisusuários e também a disponibilidade de pessoal, nível de formação e de capacitação dos recursos humanos, as expectativas do pessoal em atuação na área de planejamento.

2 DESENVOLVIMENTO
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuitopara toda a população do país.
O S.U.S – Sistema Único de Saúde foi criado com a constituição Federal de 1988, através do Art. 196 e regulado pela Lei 8.080/1990, com o objetivo de consolidar a necessidade de universalização do serviço de saúde para todos os brasileiros.De acordo com a constituição federal de 1988 o SUS é definido como ações e serviços de saúde que integram uma rederegionalizada e hierarquizada que constituem um sistema único. Tal conjunto de ações tem como agentes os órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.
Para entender como o SUS se consolidou, precisamos retornar um pouco nos anais da historia e entender como um processo político social de libertação dosdireitos sociais cominou em um avanço na estrutura de saúde do País passando de uma completa falta de assistência social a uma das maiores e mais complexa redes de atendimento em saúde publica do mundo.
A historia do Sistema Único de saúde do Brasil se confunde com a própria historia do desenvolvimento social, industrial e previdenciário do País. Com o advento da revolução industrial no Brasil houvea criação das Caixas de Pensão (CAP), que objetivavam garantir aos trabalhadores uma assistência previdenciária. As tais Caixas de pensão eram financiadas pelos empregados e empresas, sem a participação do governo, a primeira CAP a ser criada foi a dos Ferroviários. A lei “Eloy Chaves” (1923) que regulamentava as CAPs foi considerada o ponto inicial da previdência no Brasil.
Com o crescimentodas CAPs, foram criados os IAPs que eram os Institutos de Aposentadorias e Pensão que concentravam grupos de CAPS de acordo com as classes de trabalhadores. O primeiro IAP a ser criado no País foi os dos marítimos. Os IAPs tinham certa autonomia e devido a essa autonomia alem de aposentadorias e pensões passaram a oferecer outros serviços de assistência, inclusive de moradias e saúde.
Durante oRegime militar no Brasil, foi criado o INAMSP (Instituto Nacional de Assistência Medica da Previdência Social) que agrupava os IAPs e era uma divisão do então INPS (Instituto Nacional da Previdência Social), sendo considerada uma autarquia do Ministério da Previdência e Assistência social. Tinha a finalidade de fornecer atendimento medico aos trabalhadores com carteira assinada contribuintes da...
tracking img