Sistema tributario brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: CPC 04 ATIVO INTANGÍVEL, COM ENFÂSE EM FUNDO DE COMÉRCIO (GOODWILL).

PROBLEMATIZAÇÃO: SERÁ QUE O PROFISSIONAL CONTÁBIL CONSEGUE RECONHECER OS ATIVOS INTANGÍVEIS DA MANEIRA CORRETA?OBJETIVO: “O Objetivo deste artigo é demonstrar como são contabilizados os ativos intangíveis, reconhecendo se determinados critérios são obedecidos como manda o Pronunciamento Técnico 04.”

DefiniçãoAtivo Intangível: São considerados ativos intangíveis os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade. Portanto, não sãobens físicos, que são tangíveis, mas sim, direitos incorpóreos ( sem corpo, sem físico) que têm valor econômico para a empresa e que produzem resultados futuros.Ativo Intangível: O termo intangível vem do latim tangere (ou tocar). Logo os bens intangíveis são os que não podem ser tocados, porque não possuem corpo físico. Contudo, a tentativa derelacionar a etimologia da palavra intangível à definição contábil dessa categoria não será exitosa, haja vista que muitos outros ativos não possuem tangibilidade e são classificados como setangíveis fossem, tais como despesas antecipadas, duplicatas a receber, aplicações financeiras etc.
“ Isto porque os contadores têmprocurado limitar a definição de intangíveis restringindo-a a ativos não circulantes” Conforma afirmam Hendrisken e Van Breda

Ativo Tangível x Ativo Intangível

Ativo Tangível:Ou Corpóreo constitui de bens físicos, materiais, que se pode tocar, aquilo que os nossos olhos enxergam. Ex: estoques, veículos, terrenos, prédios, máquinas, móveis de escritórios, etc.
AtivoIntangível: Ou Incorpóreo ou Ativo Invisível são bens que não se pode tocar, pegar, que passaram a ter grande relevância a partir das ondas de fusões e incorporações na Europa e nos Estados Unidos....
tracking img