Sistema toyota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
COMPONENTE CURRICULAR: LOGÍSTICA E PRODUÇÃO
PROFESSORA: JULIANA JACQUES
ALUNA: REJANE R. DOS SANTOS CADEIRA
DATA: 19/11/12

SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO – STP
O Sistema Toyota de Produção é uma combinação dos princípios e técnicas de qualidade total, da administração científica e das tradições culturais japonesas,surgiu no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial, na fábrica de automóvel Toyota. Naquela época a empresa tinha dificuldades de produção em massa por ter uma produtividade baixa, esse sistema é chamado também de Produção Enxuta ou Lean Manufacturing. Seus criadores, Sakishi Toyoda, Kiichiro Toyoda, Eiji Toyoda e o engenheiro chefe Taiichi Ohno, foram os principais autores responsáveis pelo conjuntode técnicas de manufatura que ficou conhecido como o Sistema Toyota de Produção.
O STP é uma forma de gerenciamento que procura aperfeiçoar a organização de forma a atender as necessidades do cliente no menor prazo possível, na mais alta qualidade e ao mais baixo custo. Ele é conhecido também como “Sistema de Produção Enxuta”, que é um termo genérico, onde é a definição de um sistema de produçãomais eficiente, flexível, ágil e inovador do que a produção em massa; um sistema habilitado a enfrentar melhor um mercado em constante mudança, sendo a qualidade do produto de extrema importância. Ele vem sendo instaurado em algumas empresas no mundo todo, mas, porém, nem sempre obtém sucesso, sendo sua maior dificuldade o aspecto cultural,
“Os valores sociais mudaram. Agora, não podemos vendernossos produtos a não ser que nos coloquemos dentro dos corações de nossos consumidores, cada um dos quais tem conceitos e gostos diferentes. Hoje, o mundo industrial foi forçado a dominar de verdade o sistema de produção múltiplo, em pequenas quantidades”.
Taiichi Ohno, 1988.

O primeiro componente do sistema Toyota de administração é a eliminação de desperdícios, por meio da aplicação dafilosofia do just-in-time e das técnicas de racionalização do trabalho, criadas pelo movimento da administração científica.
A eliminação de desperdício nada mais é, do que a redução ao mínimo de atividade que não agrega valor ao produto, buscando a maximização do trabalho, ou seja, anulando toda forma de perda.
Para, Maximiano(1997, p.132), o Sistema Toyota aplica três idéias principais paraa eliminar desperdício: racionalização da força de trabalho, just in time e produção flexível.
Para que se focalize o combate aos desperdícios na organização, o STP classifica sete tipos de perdas, sendo elas:
Superprodução, que é um das maiores fontes do desperdício, ela se dá por produção excessiva e por produção antes da hora.
Tempo de espera, que são materiais que ficam no aguardo paraserem processados.
Transporte, que não é agregado valor ao produto.
Processamento, algumas operações nem deviam existir.
Estoque , redução através da causa raiz.
Movimentação, o valor agregado dessas atividades é nulo, a simplificação do trabalho através do aprimoramento de moldes e dispositivos é uma rica fonte de redução de desperdício.
Defeitos, produção de produtos defeituosos significadesperdício de materiais e mão de obra.
A urgência na redução dos custos de produção fez com que todos os esforços fossem concentrados na identificação e eliminação das perdas. Existem diferentes formas de representar a estrutura do Sistema Toyota de Produção, sendo elas os pilares de Autonomação e Just in time.
Autonomação, ou Jidoka, pode ser descrito como “automação inteligente”. Este tipoimplementa algumas funções supervisoras antes das funções de produção.Ela implica que o sistema é capaz de detectar algo fora do normal , previne produtos defeituosos, elimina superprodução e foca a atenção na compreensão do problema, decidindo sobre a forma de correção e aplicando-a.
A autonomação envolve processos de fabricação, porque é coordenada por regras que interropem o funcionamento das...
tracking img