Sistema toyota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Toyota de Produção


Ana Cláudia de Melo
Fernanda M. Hamershmidt
Natali Salvador
Náthalie Barcellos

Resumo:

Neste artigo faremos um estudo de caso sobre a implantação do Sistema Toyota de Produção (Toyotismo) na própria Indústria Toyota, tendo como objetivo apresentar os benefícios que o sistema trouxe não apenas para a empresa, mas para grandes indústrias atuais. Abordaremostambém os aspectos do surgimento do Sistema, e de que forma sua implantação se tornou um exemplo de estruturação para inúmeras empresas em um cenário geral

Palavras chave: Sistema Toyota de Produção, Produção Enxuta, Just in Time, Kanban, Kaizen.

1. Introdução

No início do século XX, a predominância dos sistemas de produção da Indústria automobilística Americana consistia em sistemas deprodução em larga escala denominado de Sistema de Produção em Massa.
Devido a dificuldades da Indústria automobilística Japonesa em seguir o padrão de produção Americano consagrado e utilizado há anos por muitas indústrias, eis que Kiishiro Toyoda, então proprietário de uma das indústrias automobilísticas mais famosas e bem sucedidas da atualidade, a Toyota Motor Corporation acompanhado de TaiishiOhno, em visita as indústrias americanas teve a idéia de elaborar um sistema de produção enxuta, que reduzisse custos e tivesse foco absoluto na qualidade, na inovação e na satisfação do cliente. O nome utilizado para essa nova “teoria” foi SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO.
A questão é: Será que esse novo contexto de administração da produçao gerou lucros a empresa? Como que Kiishiro Toyoda, TaiishiOhno conseguiram implantar o sistema? Quais os métodos utilizados? Enfim, aqui estamos, por meio deste artigo, para esclarecer esse novo sistema.

2. Aspectos gerais: Fordismo / Taylorismo.

Em meados do século XX, grande parte do mercado Industrial era voltada a produção de automóveis. Dentre os grandes nomes do cenário Industrial da época estavam Henry Ford e Frederick Taylor.
Segundo Taylore Ford, produzir em grande quantidade e manter equipes em que funcionários fossem focados apenas nas atividades que lhe eram atribuídas, poderia reduzir tanto os custos com a produção, como o tempo de trabalho do funcionário. Por um lado isso foi positivo para a indústria, porém, com o foco apenas em produção padronizada e em larga escala, não davam prioridade a qualidade do produto e nem ademanda dos consumidores, com isso utilizavam-se de grandes estoques do mesmo produto (carro), antes mesmo das vendas serem efetuadas.
Com a Segunda Guerra Mundial, países como o Japão ficaram ‘destruídos’ e abalados economicamente, fazendo com que os suprimentos do sistema de produção em massa não fossem de total eficiência para o seu desenvolvimento financeiro e industrial.
Em movimento contrárioas teorias de produção em larga escala de Taylor e Ford, Kiishiro Toyoda com o auxílio de Taiishi Ohno, desenvolve o chamado Sistema Toyota de Produção.

3. Análise da Metodologia Aplicada

Analisando o cenário da Indústria Automobilística Japonesa notamos que a grande chave para o desenvolvimento do sistema foi à falta de ferramentas necessárias para seguir o padrão de produção Americano.Sabe-se que anteriormente a Indústria Toyota tentava espelhar-se o Sistema de Produção utilizado por Ford, porém Taiishi Ohno engenheiro-chefe da Toyota, ao visitar as fábricas da Ford, teve uma percepção não muito positiva sobre a forma com que o Sistema de Produção em Massa era aplicado.
Notou que havia desperdícios de matéria-prima, tempo na execução das tarefas, falta de foco em qualidade,excesso de estoques de produtos acabados e semi-acabados além da execução de tarefas que não agregavam valor a produção gerando consequentemente alto custo de produção e a perda de lucro sobre os produtos vendidos.
Desta forma, Taiishi Ohno percebeu que o sistema de produção fordista não era vantajoso para a Toyota.

3.1 Busca por resultados

Os Japoneses estavam em busca de inovação, custo...
tracking img