Sistema toyota de produção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Toyota de Produção


A história da Toyota tem sido intensamente pesquisada e meticulosamente documentada,
mas as coisas que realmente acontecem dentro da empresa permanecem sendo um mistério. Neste artigo procuramos contribuir para a compreensão das regras não expressas que garantem uma vantagem competitiva à Toyota.

Há muito tempo que o Sistema Toyota de Produção vem sendoaclamado como a origem do espetacular desempenho da Toyota como fabricante. As práticas diferenciadas do sistema – seus kanbans e círculos da qualidade, por exemplo – foram amplamente introduzidas em toda parte. De fato, depois de seus esforços internos para atingir esse nível de desempenho, as melhores empresas fabricantes do mundo introduziram iniciativas importantes para desenvolver sistemas deprodução semelhantes ao da Toyota. As empresas que tentaram adotar o sistema atuam em campos tão diferentes como aeroespaço, bens de consumo, metalurgia e produtos industriais.
O curioso é que poucos fabricantes têm conseguido imitar a Toyota com sucesso – embora a empresa seja extraordinariamente aberta sobre suas práticas. Centenas de milhares de executivos de milhares de empresas visitam asfábricas da Toyota no Japão e nos Estados Unidos. Frustrados pela sua incapacidade de reproduzir o desempenho da Toyota, muitos visitantes assumem que o segredo do sucesso da Toyota deve estar em suas raízes culturais. Mas isso não é verdade. Outras empresas japonesas, como a Nissan e a Honda, têm ficado muito aquém dos padrões da Toyota, e esta introduziu com sucesso seu sistema de produção em todo omundo, inclusive na América do Norte, onde a empresa está fabricando este ano mais de um milhão de carros, minivans e caminhões leves.
Então, por que é tão difícil decodificar o Sistema Toyota de Produção? A resposta, acreditamos nós, é que os observadores confundem as ferramentas e práticas que vêem em suas visitas com o sistema propriamente dito. Isso faz com que seja impossível para elesresolverem um paradoxo evidente do sistema – a saber, que as atividades, as conexões e os fluxos de produção em uma fábrica da Toyota são rigidamente roteirizados ao mesmo tempo em que suas operações são tremendamente flexíveis e adaptáveis. Suas atividades e seus processos são constantemente desafiados e pressionados a atingir um nível mais alto de desempenho, para garantir que a empresa continue ainovar e a melhorar.
Para compreender o sucesso da Toyota, precisamos desvendar o paradoxo – e entender que a especificação rígida é a atividade fundamental que possibilita a flexibilidade e a criatividade. Foi essa a conclusão a que chegamos depois de um amplo estudo de quatro anos do Sistema Toyota de Produção, que se concentrou no funcionamento de mais de 40 fábricas nos Estados Unidos, naEuropa e no Japão, algumas operando segundo o sistema, algumas não. Estudamos o processo de fabricantes discretos cuja faixa de produtos ia desde casas prefabricadas, autopeças e impressoras, até plásticos moldados por injeção e produtos extrudados de alumínio. Além do trabalho rotineiro de produção, estudamos também as funções de serviço, como manutenção de equipamentos, treinamento e supervisão defuncionários, logística e manuseio de materiais, e projeto e reprojeto de processos.
Descobrimos que, para os leigos, a chave é compreender que o Sistema Toyota de Produção cria uma comunidade de cientistas. Sempre que define uma especificação, a Toyota está criando conjuntos de hipóteses que podem ser testadas. Em ouras palavras, ela segue o método científico. Para fazer qualquer mudança, a Toyotaaplica um rigoroso processo de resolução de problemas que exige uma avaliação meticulosa do estado atual das coisas e um plano para melhoria que é, na verdade, um teste experimental da mudança proposta. Com qualquer coisa aquém desse rigor científico, a mudança na Toyota seria pouco mais do que um simples método de ensaio e erro – uma caminhada de olhos vendados pela vida.
O método científico...
tracking img