Sistema tergumentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SENAC
Técnico em Enfermagem
Enfermagem em Unidade Clinica
Profª Letícia Barth


SISTEMA TEGUMENTAR

O sistema tegumentar (tegumento = cobertura) é constituído pela pele e seus órgãos acessórios, como pelos, unhas, glândulas e os vários receptores especializados. Pelo seu fácil acesso sob o ponto de vista clínico, nos oferece um dos melhores indicadores de saúde. Através do seu exame,inúmeras anomalias no funcionamento fisiológico do organismo podem ser evidenciadas, como alterações térmicas, ressecamento, escamação, edema e coloração de cor.
Dentre as inúmeras funções pode-se destacar:
➢ Proteção do corpo contra o meio ambiente.
➢ Termorregulação corporal através da ação das glândulas sudoríparas e vasos sanguíneos.
➢ Sensibilidade através dos receptores nervososespalhados por todo o corpo.

A pele isola e reveste o corpo humano, sendo constituída por duas camadas:
❖ Epiderme – uma camada mais externa e superficial;
❖ Derme – uma camada de tecido conjuntivo profundo.

[pic]

A epiderme é a camada mais superficial, constituída de tecido epitelial. Nos locais de ação mecânica acentuada, como as solas dos pés, a epiderme é protegida pelaqueratina. Há ainda a melanina, responsável pela coloração da pele, essa camada não possui vascularização.
A derme está situada logo abaixo da epiderme, é formada por tecido conjuntivo e apresenta vasos sanguíneos que realizam sua nutrição, essa camada é que mantém a pele sob constante tensão elástica e é onde se formam as impressões digitais.
A hipoderme ou tecido subcutâneo é a continuação daderme, formada também por tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e linfáticos, nervos, etc. Armazena lipídios, isola e protege o corpo e regula a temperatura.


[pic]



ANEXOS TEGUMENTARES

➢ PELOS – são estruturas que possuem uma raiz imersa na hipoderme e uma haste que atravessa a derme e epiderme e aflora na pele sob a forma de um filamento córneo livre. As porções imersas do peloestão inseridas em uma bolsa epitelial chamada folículo piloso. O pelo dispõe-se obliquamente à pele.

[pic]
➢ Glândulas sebáceas – são glândulas piriformes quanto à sua forma e lipídicas quanto à natureza química. Distribuem-se por toda a pele, com exceção das palmas das mãos e plantas dos pés. Possuem um ducto excretor que se abre no terço superior do folículo piloso; a secreção dasglândulas sebáceas lubrifica a pele, evitando seu ressecamento, tem poder bactericida e dificulta a evaporação.
➢ Glândulas sudoríparas – estendem-se da superfície até a hipoderme e secretam suor. Desempenham papel importante na termorregulação.
[pic]

➢ Unhas – são laminas também chamadas placas ungueais, que se formam no dorso da falange distal de cada dedo. A unha é composta por um corpo(porção visível) e uma raiz (coberta pela pele), assentando-se epitélio, que é comum a toda a pele e que, nessa região, tem o nome de leito da unha.


[pic]



SISTEMA SENSORIAL - ÓRGÃOS DOS SENTIDOS

[pic]

Para nos relacionarmos com o ambiente possuímos um conjunto de órgãos que são capazes de perceber as variações do meio externo e informar continuamente o nosso sistema nervoso sobretudo o que ocorre à nossa volta, possibilitando assim, o necessário ajuste interno às condições variáveis do meio em que vivemos.
Estão relacionados aos cinco sentidos: visão – capaz de perceber os estímulos luminosos – o olho; audição – percebem os sons – as orelhas; olfato – percebe os odores – cavidades nasais; gustação ou paladar – percebem os sabores – a língua e o tato – percebe assensações de frio, dor e pressão. O funcionamento de cada um deles depende da existência de três tipos de estruturas – os receptores, os condutores e os interpretes.
Os receptores são células que captam o estímulo do meio e depois os codificam na forma de estímulos elétricos até o cérebro. E os interpretes são as áreas do cérebro que codificam os estímulos trazidos pelos nervos condutores,...
tracking img