Sistema tegumentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA TEGUMENTAR

Sistema tegumentar é o sistema de proteção do esqueleto seres vivos e engloba a pele, pelos, unhas e glândulas. Ele é composto por camadas como derme e epiderme (parte mais externa). Reveste todos os órgãos vivos e constitui barreira de proteção contra a entrada de vírus no ser vivo. O tegumento ou pele cobre a superfície do corpo protegendo-o das influências ambientaisdanosas. Como a pele é facilmente acessível, ela é importante nos exames físicos. A pele propicia:

• Proteção do corpo contra o meio ambiente, abrasões, perda de líquido, substâncias nocivas e microorganismos invasores.
• Regulação do calor através das glândulas sudoríparas e vasos sanguíneos.

• Sensibilidade por meio dos nervos superficiais e suas terminações sensitivas.
• A pele forma umenvoltório para as estruturas do corpo e substâncias vitais (líquidos), formando assim o maior órgão do corpo.
A pele é composta de:

• Epiderme: camada celular superficial.
• Derme: camada de tecido conectivo profunda.












Epiderme
A epiderme é uma das três porções epiteliais que recobre a superfície do corpo, sendo a que está localizada externamente. Édiferenciada em pele fina e pele espessa, dependendo de sua espessura. A pele espessa é encontrada na palma das mãos e na planta dos pés; a pele fina protege todo o resto do corpo.

Seu epitélio é do tipo estratificado pavimentoso queratinizado, sendo que as células mais abundantes nesta região são os queratinócitos. Outros três tipos celulares também são ali observados:
• Melanócitos: originárias dascristas neurais do embrião, invadindo a pele entre a 12° e a 14° semanas de vida intrauterina. São produtoras do pigmento melanina;
• Células do citoplasma globoso, com núcleo central e irregular, situadas geralmente nas camadas basal e espinhosa, com prolongamentos dentríticos dirigidos para a superfície da epiderme. No seu interior ocorre a síntese de melanina, pigmento de cor marrom escura; oprocesso de síntese de melanina consiste em: a tirosina é transformada em 3,4-diidroxi-fenilalanina (DOPA) pela enzima tirosinase; a DOPA, também sobre ação das tirosinas, produz DOPA-quinona, que, após uma serie de transformações, resulta a melanina; obs.: a tirosinase é sintetizada no nível de REG e acumulada em vesículas chamadas pré-melanossomas. Com o acumulo de melanina, essas vesículaspassam a se chamar melanossomas e, ao fim da síntese, recebe o nome de grão de melanina. A partir deste grão, o pigmento é injetado no interior das células epiteliais e se localizam em posição supranuclear, onde oferecem máxima proteção ao DNA contra a radiação ultravioleta. Quando não existe atividade tirosinática, não há síntese de melanina: é o que ocorre nos casos albinos.
• Células deLangherans: células ramificadas de citoplasma claro, que podem ser evidenciadas através de impregnação pelo cloreto de ouro. Estão localizadas entre os queratinócitos, em toda a epiderme, porém, são mais frequentes na camada espinhosa. Fazem parte do sistema imunitário, podendo processar e acumular na sua superfície os antígenos cutâneos, apresentando-os aos linfócitos. Participa do desencadeamento dasreações de hipersensibilidade por contato cutâneo.
• Células de Merkel: célula epidérmica modificada, localizada na camada basal, e geralmente presentes na pele espessa. Caracteriza-se pela presença de grânulos citoplasmáticos. A base desta célula esta em contato com terminações nervosas, e por isso, é tida como mecano-receptor.

Nas regiões mais espessas (pele espessa), a epiderme atingeespessura de até 1,5 mm e apresenta cinco camadas, da derme para fora:
• Camada basal
Formada por células prismáticas ou cuboides, basófilas, encontradas sobre a membrana basal que separa a epiderme da derme (porção epitelial intermediária). Esta camada, por ser rica em células-tronco, também recebe o nome de germinativa. Apresenta intensa atividade de mitose, sendo responsável, juntamente com a...
tracking img