Sistema tegumentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Revisão do Sistema Tegumentar

O tegumento recobre toda a superfície do corpo e é constituído por uma porção epitelial, a epiderme, e uma porção conjuntiva, a derme. Abaixo e em continuidade com a derme está a hipoderme, tela subcutânea, que embora tenha a mesma origem e morfologia da derme não faz parte da pele, a qual é formada apenas por duas camadas.

Pele

Ela protege os tecidosinternos das influências ambientais como ondas luminosas, térmicas, microorganismos e agentes químicos por ser relativamente impermeável graças à camada de queratina que recobre a epiderme.
Inibi a perda excessiva de água e eletrólitos.
Contém os receptores sensitivos para as quatro sensações básicas, dor, tato, temperatura e pressão.
Quando a temperatura do corpo sobe, impulsos nervosos provocam adilatação dos vasos sanguíneos da derme; com isso, maior quantidade de sangue passa a circular na pele, levando ao aumento da irradiação de calor para o meio, o que faz o corpo esfriar. Já quando a temperatura corporal diminui, os vasos sanguíneos da pele se contraem; com isso, menos sangue passa a circular na superfície do corpo, o que reduz a perda de calor.
O suor secretado pelas glândulassudoríparas também provoca a diminuição da temperatura corporal, pois o calor é utilizado para evaporar a água. A superfície da pele está coberta por uma delgada película líquida que tende para a acidez. Oferece uma grande superfície de dispersão calórica e de evaporação e, por isso, desempenha importante papel na termorregulação por meio de seus vasos e glândulas.
As glândulas sebáceas secretamsebo que possuem propriedades antifúngicas, antibacterianas e de manutenção da textura da pele.
Sua espessura vai de 05 a 4 milímetros.

Epiderme

A epiderme é uma camada com profundidade diferente conforme a região do corpo. Zonas sujeitas a maior atrito como palmas das mãos e pés têm uma camada mais grossa (conhecida como pele glabra por não possuírem pelos), e variam de 0,04mm até 1,6mm deespessura.
A epiderme é constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado (células escamosas em várias camadas). A célula principal é o queratinócito (ou ceratinócito), que produz a queratina. A queratina é uma proteína resistente e impermeável responsável pela proteção.
A epiderme não possui vasos sanguíneos, porque se nela houvesse vasos ficaria mais sujeita a ser "penetrada"por microorganismos. Os nutrientes e oxigênio chegam à epiderme por difusão a partir de vasos sanguíneos da derme.
A porção mais profunda da epiderme é constituída de células epiteliais que se proliferam continuamente para que seja mantido o seu número. Tipicamente em todos os epitélios, não há vasos sanguíneos na epiderme, embora a derme subjacente seja bem vascularizada. Como resultado, o únicomeio pelo qual a células da epiderme podem obter alimento é através da difusão dos leitos capilares da derme. Esse método é suficiente para as células mais próximas da derme, mas á medida que as celulas de dividem e são empurradas para a superfície, ficando assim longe da forte de alimento, morrem. Seu citoplasma é gradualmente substituído por queratina, formando assim a estrutura típica dascamadas mais externas da epiderme.
É composta por 5 camadas:
Camada germinativa (basal): é o mais profundo, em contato com derme, constituído por células cúbicas pouco diferenciadas que se dividem continuamente, dando origem a todas as outras camadas. Contém muito pouca queratina. Algumas destas células diferenciam-se e passam para as camadas mais superficiais, enquanto outras permanecem na camadabasal e continuam a se dividir. Contem ainda os melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina, o principal pigmento da pele. A melanina é transferida para as células epiteliais circujacentes por prolongamentos dos melanócitos. Uma variação no conteúdo desse pigmento é o principal fator de diferença de cor entre as raças. A pele muito pigmentada contém melanócitos mais ativos do que...
tracking img