Sistema tegumentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA TEGUMENTAR

A pele e suas estruturas anexas - pêlos e unhas, juntamente com várias glândulas, músculos e nervos - compõem o sistema tegumentar (tegument = revestimento corpóreo). Esse sistema protege a integridade física e bioquímica do corpo, mantém a temperatura corpórea constante e fornece informações sensoriais sobre o ambiente circundante. Este capítulo discute o sistema maisvisível do corpo, e que, freqüentemente, define nossa própria auto-imagem.
A pele consiste em diferentes tecidos que se juntam para realizar funções específicas. É o maior órgão do corpo em área e peso.
Em adultos, a pele cobre uma área em torno de 2 metros quadrados e pesa de 4,5 a 5 kg, o que corresponde a aproximadamente 16% do peso corpóreo total. A pele varia em espessura de 0,5 mm naspálpebras a 4,0 mm nos calcanhares. Entretanto, na maior parte do corpo a espessura é de 1 a 2 mm. Dermatologia (dermat- = pele; -ologia = estudo de) é o ramo da medicina que lida com o diagnóstico e tratamento das doenças da pele.
Estruturalmente, a pele consiste em duas partes principais (Fig. 5.1). A parte superficial, e também a mais fina, é composta
por tecido epitelial, a epiderme (epi- =acima de). A parte mais profunda, que consiste em tecido conjuntivo, é a derme. Ainda mais profundamente, e não fazendo parte da pele, há a camada subcutânea. Também chamada de hipoderme (hipo- = abaixo de), essa camada consiste em tecidos areolar e adiposo. Fibras que se estendem a partir da derme ancoram a pele à camada subcutânea, a qual, por sua vez, se prende aos tecidos e órgãos subjacentes. Acamada subcutânea funciona como depósito de gordura e contém grandes vasos sanguíneos que suprem a pele. Essa região (e algumas vezes a derme) também contém terminações nervosas chamadas de corpúsculos lamelares (ou de Pacini) que são sensíveis à pressão (ver Fig. 5.1).
Epiderme
A epiderme é um epitélio queratinizado, estratificado e escamoso. Ela contém quatro tipos principais de células:queratinócitos, melanócitos, células de Langerhans e células de Merkel (Fig. 5.2). Aproximadamente 90% das células epidérmicas são queratinócitos (queratino- = semelhante ou com a consistência de chifre; -citas = células), os quais produzem a proteína queratina (Fig. 5.2a). Como visto no Capo 4, a queratina é proteína resistente e fibrosa, que ajuda a proteger a pele e os tecidos subjacentes docalor, microrganismos e agentes químicos. Os queratinócitos também produzem grânulos lamelares, os quais liberam uma substância impermeabilizante.
Aproximadamente 8% das células epidermais são melanócitos (melano- = preto), que produzem o pigmento melanina .
Os prolongamentos longos e afilados dos melanócitos se estendem entre os queratinócitos e transferem grânulos de melanina a eles. A melanina éum pigmento preto-amarronzado que contribui para a cor da pele e absorve luz ultravioleta (UV), reduzindo assim seus efeitos danosos. Uma vez nos queratinócitos, os grânulos de melanina se agrupam, formando véu protetor em torno do núcleo, no lado voltado para a superfície da pele.
Desse modo, protegem o DNA nuclear da radiação UV. As células de Langerhans se formam a partir da medula ós-
seavermelha e migram para a epiderme (Fig. 5.2c), onde representam pequena fração das células epidérmicas. As célula de Langerhans participam da resposta imune, que se forma contra agentes microbianos que invadem a pele, e são facilmente danificadas por luz ultravioleta.
As células de Merkel são as menos numerosas das células epidérmicas. Elas se localizam na camada mais profunda da epiderme,onde estão em contato com os processos achatados de um neurônio sensorial (célula nervosa), a estrutura chamada de disco táctil (de Merkel) (Fig. 5.2d). As células de Merkel e os discos tácteis participam do sentido do tato.
Várias camadas distintas de células formam a epiderme (Fig. 5.3). Na maioria das regiões do corpo, a epiderme tem quatro estratos ou camadas - a camada basal, a camada...
tracking img