Sistema tatico do basquetebal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TÁTICAS BÁSICAS DE BASQUETEBOL



Tanto os atacantes como os defensores são importantes numa equipe de basquetebol. Os atacantes fazem os pontos necessários para a vitória da equipe e os defensores impedem que os adversários façam pontos. Uma equipe de basquetebol dever ter bons atacantes e bons defensores, mas cada jogador deve saber como atacar e como defender.

Assim como nofutsal e o handebol, o basquetebol é praticado em equipe, e nos esportes coletivos a vitória de uma equipe depende das qualidades do jogador e do entendimento entre os jogadores.

No basquetebol, o trabalho em equipe é essencial para se obter bons resultados. As qualidades individuais dos jogadores precisam ser combinadas para que a equipe possa defender e atacar com eficiência.

POSIÇÕESOFENSIVAS

O esquema ilustrado abaixo representa alguns jogadores numa quadra de basquetebol. Observe que os jogadores atacantes 5 e 6 jogam recuados, antes da zona de lance livre. Como são eles que organizam e armam as jogadas, não podem jogar avançados. Em posições recuadas eles têm melhor visão do conjunto de jogadores e podem comandar a equipe. Esses jogadores são os chamados armadores.Observe também que o atacante número 12 joga próximo à área restritiva (garrafão), principalmente para atrapalhar o sistema defensivo do adversário. Esse jogador é chamado de pivô.

Os atacantes 8 e 9, por sua vez, movimentam-se nas laterais da quadra, procurando penetrar na defesa adversária e fazer arremessos laterais. São chamados de alas.

POSIÇÕES DEFENSIVAS

Observeagora o esquema que representa as posições dos jogadores de defesa:



Note que os jogadores 4 e 7 atuam avançados , acima da zona de lance livre. Têm como função atrapalhar a armação das jogadas do adversário e, ainda, impedir os arremessos de longa distância. São chamados de alas defensivos.

O jogador que atua na posição central da área restritiva (garrafão), como o número 11, temcomo função marcar os adversários que se colocam em sua zona, evitando possíveis penetrações na área restritiva. Ele é denominado pivô defensivo.

Os jogadores 13 e 15, que atuam próximos da área restritiva, junto a tabela, têm como função marcar os alas e auxiliar o pivô defensivo na interceptação das penetrações na área restritiva. São chamados de alas.


SISTEMAS TÁTICOS DEFENSIVOSPara ser um bom defensor, desde o início da partida o jogador deve procurar observar as características de cada um dos adversários. É preciso, por exemplo, observar se o jogador costuma fazer muitos passes, que tipo de finta usa, se é rápido nas penetrações.
Além da observação, é importante que o jogador da defesa coloque-se entre o adversário e a cesta em posição de guarda, pois, assim,dificulta-lhe os arremessos. O jogador deve aproximar-se do adversário de posse da bola, até ficar a 1 metro de distância dele e observar com muita atenção todos os movimentos, procurando a oportunidade de tomar-lhe a bola.




Um modo válido de atrapalhar o adversário é agitar os braços em frente dele a fim de diminuir-lhe a visão. Desta maneira é possível levá-lo a dar um passe errado,impedindo-o de fazer um bom arremesso.




Quando o adversário esta conduzindo a bola, há dois modos de proceder:

se o atacante ainda não bateu a bola no chão, o defensor deve manter uma certa distância, 1 metro aproximadamente, para não ser fintado;
se o atacante já bateu a bola, o defensor deve diminuir a distância e procurar atrapalhá-lo, até tomar-lhe a bola se possível.SISTEMA TÁTICO DEFENSIVO: MARCAÇÃO HOMEM A HOMEM

Quando, na defesa, a marcação é feita de um jogador contra outro, o sistema tático é o de marcação homem a homem.

Neste tipo de marcação, cada jogador é responsável por um adversário. Porém como exige movimentação constante dentro da quadra e cansa rapidamente os jogadores, muitas equipes fazem a marcação homem a homem apenas no campo de...
tracking img