Sistema tático no futebol – uma análise literária.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Devido à facilidade e acessibilidade para a sua prática, atualmente o futebol é o esporte mais difundido e praticado no mundo, tendo milhares de adeptos nos mais diversos cantos do planeta, e o Brasil é um dos países com maior identificação com este esporte, tanto que o país é mundialmente conhecido como “O País do Futebol”, pentacampeão mundial de futebol e com jogadoresatuando nos mais importantes centros futebolísticos do mundo.
Como grande parte da população brasileira convive desde criança com o futebol, o gosto pela prática vem com o próprio dia-a-dia, pois as crianças têm seus ídolos a todo o momento na televisão, fazendo grandes jogadas e belos gols.
A partir daí, cria-se uma vontade de ir para a prática, jogar com os amigos e tentar fazer omesmo movimento que o ídolo fez em determinada partida. Dai surgem os primeiros passos para o interesse desta criança pelo esporte e pela sua prática. Isso se torna uma motivação para ter em seu convívio o futebol para a seqüência de sua vida.
Essa atração pelo mundo do futebol pode acontecer com pessoas que não tem um contato direto com a prática do esporte. Essa grande quantidade deinformações disponíveis sobre o futebol em qualquer seguimento informativo faz com que as pessoas possam acompanhar qualquer tipo de notícia a respeito de qualquer aspecto técnico ou tático do esporte.
Hoje em dia a facilidade com que temos acesso ao futebol e seus mais diversos temas nos oferecem uma grande gama de informações a respeito daquilo que nos traz interesse e o sistema de jogo é um dosaspectos mais abordados por todos os órgãos de comunicação.
Para quem tem a possibilidade de verificar uma partida ao vivo em um estádio, é mais fácil de se comprovar as movimentações táticas abordadas na teoria com posicionamento e deslocamento dos jogadores em campo.
O tema “Futebol” é muito vasto e têm-se inúmeras publicações que procuram abordar, discutir, evidenciar e explicarsobre o esporte em si, por isso foi decidido discutir um assunto vem tendo uma grande valorização nos últimos anos, que é toda a evolução histórica do sistema tático no futebol e como foi descoberta a forma atual de se posicionar em campo, a visão e o conceito de tática sofreram alterações ao longo dos anos. Dentre as publicações, podemos citar Drubscky (2003), Melo (1999) e Duarte (2002), porexemplo, que estarão sendo citados durante o transcorrer desta obra.
Um pouco dessa evolução pode ser relatada através da seguinte passagem de Santos (1979, p.13):


E, a essa evolução, no que diz respeito à distribuição dos jogadores em campo, se chegou, exclusivamente, à custa da experiência, à custa de muitas tentativas e enganos. Observações acuradas, através dos anos, ede muitas tentativas bem ou mal sucedidas, nos conduziram à forma racional da distribuição dos jogadores pelo campo todo, fugindo-se ao aglomerado elementar de mais de dois terços dos jogadores no ataque.


Esta análise foi feita através de um levantamento literário, analisando alguns conceitos de autores com suas publicações, fazendo comparações e levantando aspectos relevantes para estapesquisa e também colhendo opiniões de treinadores de futebol profissional a respeito da aplicação de sistemas de jogos preferenciais adotados atualmente.
Neste trabalho, a abordagem centrou-se em aspectos que contribuíram para a evolução do esquema tático no futebol, tanto no aspecto de desenvolvimento técnico de treinadores e jogadores, mas como também abordar sobre a evolução fisiológicados atletas ao longo dos anos, o que possibilita hoje em dia que um jogador passe os 90 minutos de uma partida praticamente no mesmo ritmo, isso auxilia os treinadores a montar esquemas de alta movimentação entre os atletas, a fim de explorar o máximo as qualidades que cada um possui em prol do bem da equipe.
Descreveram-se as variações táticas que ocorreram ao longo dos anos e qual...
tracking img