Sistema solar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, uma nuvem de gás e poeira, formada na sua maioria por hidrogénio e hélio, é perturbada por uma onda de choque de uma supernova nas vizinhanças e colapsa sobrea influência de sua própria gravidade (figura 1-A). Assim começa a nascer o sistema solar. A medida que isso ocorre, seu centro é comprimido e sua temperatura e taxa de rotação aumenta (figura 1-B).Vai então se formando no centro da nuvem o que se chama de proto-estrela , o início do Sol(Figura 1-C).
Dezenas de milhões de anos depois, no disco de poeira que se forma em torno do protossol,partículas de rocha e gelo colidem, dando origem a formação de “miniplanetas” (ou planetesimais,figura 1-D).

Figura 1.Fonte: http://www.ccvalg.pt/astronomia/sistema_solar/introducao.htm
Na parteinterna do disco, partículas rochosas colidem e crescem, dando início aos planetas telúricos (ou internos, formados principalmente por rochas e materiais mais densos). Já na parte externa, partículas depoeira ,gelo e gás se chocam, formando os planetas jovianos (ou externos, formados principalmente por gases e materiais menos densos).
Passada mais algumas centenas de milhões de anos, o protossoltorna-se cada vez mais quente e inicia a fusão nuclear (Figura 2).

Figura 2. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Protoplanetary_disk.jpg
Nesse período, os planetas jovianos crescemacrescentando gás do disco externo e os telúricos se esquentam, começando assim a diferenciação química entre os dois tipos de planeta. Por fim, passados aproximadamente 100.000 anos, o agora Sol varre comseu vento solar para longe o gás e a poeira restantes deixando o sistema assim como nós o conhecemos hoje (Figura 1-E).
Agora pense: o maior corpo celeste depois do Sol em nosso sistema é o planetaJúpiter. E se ele tivesse adquirido massa suficiente para se tornar uma estrela, o que aconteceria no sistema solar? Bem, primeiramente teríamos um sistema binário (com duas estrelas orbitando o seu...
tracking img